YESTERDAY | A história da música que inspirou o filme!

ALL MY TROUBLES SEEM SO FAR AWAY…

É inegável o poder que a Beatlemania alcançou ao longo do tempo. Anos após o fim da banda britânica, fãs ainda usam camisas, estampas tatuagens e cantam as músicas. Em algum momento da vida, é provável que você já tenha escutado as vozes de Paul, John, Ringo e George. Seja na rádio, na vitrola antiga ou até mesmo em um festival, as canções do grupo britânico são lendárias. Muitas delas inspiraram outras grandes produções, como o filme Across the Universe. E chegou a vez de outra canção dos Beatles dar nome a um filme. Vem aí Yesterday!

O longa traz a história de um mundo sem os Beatles. Um único rapaz sabe da existência da banda e quer levar seus sucessos para o mundo. Mas antes de assistir o filme, precisamos nos perguntar. Qual a história da música que dá nome ao título? Qual a origem de Yesterday?

A História

Era 1965 quando Paul McCartney acordou na casa da namorada. Na residência da Wimpole Street, o músico despertou com uma melodia pronta na cabeça. Ele diz ter todos acordes na cabeça naquele momento, sem exceção. O fato de uma canção ter surgido repentimanete o preocupou, afinal, ele pensou ter ouvido a música em algum momento de sua vida. Após descartar o plágio, esperou que alguém se pronunciasse sobre a meolodia.

 “Acabou sendo como entregar algo à polícia. Achei que se ninguém desse falta em algumas semanas eu poderia ficar com ela” – disse. 

Paul criou o título Scrambled Eggs (ovos mexidos) para sua nova melodia e começou a cantá-la. Dick Lester, diretor norte-americano, disse ter implorado para que Paul terminasse a música. Yesterday ficou pronta em junho de 65, quando o cantor tirou duas semanas de férias em Portugal, na casa de verão de Bruce Welch. Enquanto ia de carro do aeroporto de Lisboa para Albufeira, a letra foi escrita. Ele implorou um violão para o amigo, e em um Martin 0018 a música foi dedilhada pela primeira vez.

Ao voltar de viagem, dois dias depois, Paul gravou a música em Abbey Road. O cantor surpreendeu aos fãs por interpretá-la sozinho, sem as outras três vozes do grupo. Desde o lançamento, “Yesterday” já foi regravada por artistas como Frank Sinatra e Marianne Faithfull. ligou para a Sra. Caldwell e disse: “Lembra que você disse que eu não tinha sentimentos? Assista à televisão domingo e me diga se isso é verdade”.

Yesterday

Um fato curioso foi contado no site TheBeatlePedia.

Ao terminar o namoro com Paul em 1963, Iris Caldwell revelou o motivo da briga. Eles teriam discutido devido ao fato de que o cantor não ligava muito para cachorros. Ela tinha alguns, o que acabou não dando certo. Quando McCartney telefonou para ela, sua mãe lhe disse que a filha não deseja convesar. O argumento? Paul não tinha sentimentos. 

Dois anos e meio depois, em agosto de 1965, Paul tocou “Yesterday” no Blackpool Night Out, um programa ao vivo de televisão. Durante a semana, ele fez questão de ligar para a ex-namorada. 

“Lembra que você disse que eu não tinha sentimentos? Assista à televisão domingo e me diga se isso é verdade”.

Yesterday chega aos cinemas em agosto deste ano! 

VEJA MAIS SOBRE FILMES

klik88