O Último Duelo é uma aula de história em grande estilo
O Último Duelo, dirigido por Ridley Scott, é um dos mais recentes lançamentos do Star+. O filme já chegou aos cinemas em 2021, mas a disponibilidade no streaming permite acesso ao conteúdo para uma maior gama de pessoas. Seguindo a tradução literal do título original em inglês, o filme chama atenção logo de início pelo elenco renomado que traz. Matt Damon, Adam Driver, Ben Affleck e Jodie Comer foram os escolhidos de Scott para contar essa história, um momento tão importante na história européia.
Os estudiosos irão reconhecer a trama logo nos primeiros momentos. Scott escolheu narrar um dos marcos da história francesa: o último duelo entre Jean de Carrouges e Jacques Le Gri, mas com um toque de genialidade, cria um dos melhores filmes do gênero dos últimos tempos. O que de início parece um clássico momento de opressão machista, logo se revela como um período marcado pela intolerância religiosa, pela desvalorização da mulher perante os homens e pela constante insubordinação dos reis diante de homens gananciosos.
Carrouges (Matt Damon) e Le Gris (Adam Driver) são dois dos três narradores que o filme nos traz. Dividido em três momentos, cada um representando uma versão dos mesmos fatos, o longa começa a nos contar a história dos dois escudeiros, amigos e companheiros, mas cuja ganância pelo poder os destruiu. O duelo entre os homens muda de forma quando Le Gris é acusado de estuprar a esposa de Carrouges, Marguerite (Jodie Comer) e o que pensávamos ser apenas uma disputa entre dois homens, logo se transforma na vingança de uma mulher por seus direitos.
Embora os momentos do filme sejam repetidos, o jogo de câmeras faz com que cada capítulo relate cenas repetidas, sob diferentes versões. Aos poucos, vemos a distorcida cabeça de cada um dos rapazes, enquanto a verdade, o ponto de vista contado de Marguerite, fecha o roteiro com chave de ouro.
O Último Duelo está disponível no Star+
LEIA MAIS SOBRE FILMES