Confira os títulos da Disney Company indicados ao Oscar
No último dia 08, foi revelada a lista de indicados ao Oscar 2022 – a principal premiação voltada para as produções cinematográficas em Hollywood. Entre os indicados, produções da Walt Disney Company foram destaques em diversas categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Animação, Melhores Efeitos Visuais, entre outros. Confira abaixo informações sobre os filmes indicados e onde assisti-los:
AMOR, SUBLIME AMOR (20th Century Studios)
Indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção (Steven Spielberg), Melhor Atriz Coadjuvante (Ariana Debose), Melhor Figurino, Melhor Som, Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção.
Dirigido por Steven Spielberg, a nova versão do clássico do cinema e da Broadway se passa na Nova York de 1957, duas gangues rivais tentam controlar o bairro de Upper West Side: os Jets, formados por estadunidenses brancos, e os Sharks, grupo porto-riquenhos e descendentes. No meio disso, está o amor proibido entre Tony (Ansel Elgort), ex-líder dos Jets, e María (Rachel Zagler), irmã do líder dos Sharks.
O BECO DO PESADELO (Searchlight Pictures)
Indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Figurino, Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção.
Onde assistir: em cartaz nos cinemas
Dirigido por Guillermo del Toro, O Beco do Pesadelo apresenta o carismático, mas sem sorte, Stanton Carlisle (Bradley Cooper), que se torna querido para a vidente Zeena (Toni Collette) e o seu marido mentalista Pete (David Strathairn) em um parque de diversões itinerante. Ele ganha um bilhete dourado para o sucesso, usando o conhecimento adquirido com eles para ludibriar a elite rica da sociedade de Nova Iorque dos anos 1940. Com a virtuosa Molly (Rooney Mara) lealmente ao seu lado, Stanton planeia enganar um magnata perigoso com a ajuda de uma psiquiatra misteriosa, Lilith Ritter (Cate Blanchett), que pode vir a ser sua melhor adversária.
CRUELLA (The Walt Disney Pictures)
Indicado nas categorias: Melhor Figurino e Melhor Cabelo & Maquiagem.
Onde assistir: Disney+
Cruella apresenta a história da lendária e mais icônica – e notoriamente fashion – vilã da Disney, Cruella de Vil. Ambientado na Londres dos anos 70 em meio à revolução do punk rock, o filme mostra uma jovem vigarista chamada Estella, uma garota inteligente e criativa determinada a fazer um nome para si através de seus designs. Ela faz amizade com uma dupla de jovens ladrões e, juntos, constroem uma vida para si nas ruas de Londres. Um dia, o talento de Estella para a moda chama a atenção da Baronesa Von Hellman, uma lenda fashion que é devastadoramente chique e assustadora. Mas o relacionamento delas desencadeia um curso de eventos e revelações que farão com que Estella abrace seu lado rebelde e se torne a Cruella má, elegante e voltada para a vingança.
ENCANTO (The Walt Disney Animation Studios)
Indicado nas categorias: Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.
Onde assistir: Disney+
O longa animado conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em um lugar maravilhoso conhecido como Encanto. A magia abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional.
LUCA (Pixar Animation Studios)
Indicado na categoria: Melhor Animação
Onde assistir: Disney+
A produção apresenta as aventuras de Luca com seu novo melhor amigo Alberto em uma bela cidade litorânea da Riviera Italiana. Lá eles conhecem Giulia e vivem um verão inesquecível repleto de gelato, massas e intermináveis passeios de scooter. Entretanto, toda a diversão é ameaçada por um segredo muito bem escondido: os meninos são criaturas marinhas de um mundo logo abaixo da superfície da água.
RAYA E O ÚLTIMO DRAGÃO (The Walt Disney Animation Studios)
Indicado na categoria: Melhor Animação
Onde assistir: Disney+
Há muito tempo, no mundo de fantasia de Kumandra, humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya, rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido. No entanto, ao longo de sua jornada, ela aprenderá que será necessário mais do que um dragão para salvar o mundo – também será necessário confiança e trabalho em equipe.
FREE GUY: ASSUMINDO O CONTROLE (20th Century Studios)
Indicado na categoria: Melhores Efeitos Visuais
Onde assistir: Star+
Com direção de Shawn Levi e estrelada por Ryan Reynolds, Free Guy: Assumindo o Controle conta a história de Guy (Ryan Reynolds), um caixa de banco que descobre ser um jogador secundário (NPC) em um videogame ultraviolento chamado “Free City”. Então, ele decide se tornar o herói de sua própria história e está determinado a ser o cara que salva seu mundo antes que seja tarde demais.
SHANG-CHI E A LENDA DOS DEZ ANÉIS (Marvel Studios)
Indicado na categoria: Melhores Efeitos Visuais
Onde assistir: Disney+
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis apresenta Shang-Chi (Simu Liu), um jovem chinês criado por seu pai em reclusão e treinado em artes marciais. Quando ele tem a chance de entrar em contato com o resto do mundo, logo percebe que seu pai não é o humanitário que dizia ser, vendo-se obrigado a se rebelar.
SUMMER OF SOUL (…OU, QUANDO A REVOLUÇÃO NÃO PÔDE SER TELEVISIONADA) (20th Century Studios)
Indicado na categoria: Melhor Documentário
Onde assistir: em cartaz nos cinemas
O documentário explora o Harlem Cultural Festival de 1969, evento que reuniu grandes nomes da música negra como Stevie Wonder, Nina Simone, entre outros, para celebrar a cultura afro-americana durante o mesmo verão de outro festival lendário: Woodstock. Apesar da magnitude do Harlem Cultural, as imagens recuperadas pelo filme ficaram guardadas por décadas.
Confira a lista completa de indicados, aqui!
O Oscar 2022 ocorrerá no dia 27 de março, Dolby Theatre em Hollywood, a partir das 22h, no horário de Brasília; com exibição na TNT.