Tick, Tick… Boom é uma obra prima e Andrew Garfield brilha
Lin-Manuel Miranda está se tornando cada vez mais renomado no ramo dos musicais. Depois de viver Alexander Hamilton no musical da Broadway de maior sucesso na história, ele decidiu se aventurar pelas adaptações para o cinema e começou com o pé direito em In The Heights. Seu mais novo sucesso chegou a Netflix na última semana e vem surpreendendo a todos os fãs. Tick Tick… Boom!, inspirado no livro autobiográfico de Jonathan Larson, pode não seguir as batidas clássicas de musicais, com pessoas dançando no meio da rua e grandes espetáculos. De forma mais intimista, o filme conta uma história de vida e diante do talento excepcional de Andrew Garfield, se torna uma obra prima.
O filme
Tick Tick… Boom! é uma homenagem póstuma a Jonathan Larson, conhecido principalmente pelo sucesso do musical Rent. Ele é considerado um dos maiores ícones da Boradway e nessa história, assume o protagonismo e a oportunidade de contar ao mundo um pouco mais de si mesmo. Larson trabalhava como garçom na lanchonete MoonDance e o pouco que recebia mal dava para pagar as contas. Todo seu investimento ia para o musical que ele escrevia já há 8 anos.
O filme procura mostrar ao público uma Nova Iorque dos anos 90, onde o ramo dos musicais crescia e trazia uma forte concorrência aos produtores. Larson era do tipo viciado em trabalho, disposto a abrir mão de seus amigos e relacionamentos para chegar aonde queria. Como bom workaholic, porém, ele precisava das companhias para não ficar sozinho, tornando-se uma pessoa solitária, amarga, mas com uma paixão gigantesca dentro de si.
Larson
Tick Tick… Boom!, como já mencionado, é uma obra prima, um filme bem desenvolvido, com roteiro estruturado, um cenário incrível, mas que nada seria sem a atuação brilhante de Andrew Garfield. O ator entrega tudo de si no longa e podemos dizer até mesmo se tratar do trabalho de sua carreira. Além de se expressar em trejeitos e olhares, conseguimos entender a angústia de todo o processo de se produzir um musical, além de todos os sentimentos que Andrew passa apenas com o olhar nas cenas em que atua. O investimento no personagem pode ser explicado pela relação pessoal que Lin tem com Jonathan, uma vez que o diretor já comentou várias vezes que Jonathan foi uma inspiração para sua carreira.
Tick Tick… Boom! é um filme feito com carinho, inspiração e amor, mas acima de tudo, com muita paixão pelos musicais.
“Fazer arte é caro. Mas vale cada centavo.”
Tick, Tick… Boom (filme)
Muito mais do que um musical
A mensagem por trás do longa-metragem vai muito além da produção de um musical. O filme nos conta sobre perserverança, sobre sonhadores e sobre o quão longe estamos dispostos a ir para conseguimos aquilo que sempre queremos. O processo de criação de Larson é descrito nos pormenores e nos vemos encantados, ao mesmo tempo que abismados em como tudo pode dar errado a qualquer momento. E por mais que já saibamos a história, contada no livro de mesmo nome e em qualquer site da internet, Lin consegue transformar palavras em momentos mágicos, que são coroados com as canções de Jonathan.
Tick Tick… Boom! veio como um musical para explicar o fracasso de outro musical (Superbia) e os diálogos elaborados entre os personagens ajudam o público a entender sobre o que tudo se trata. A vida de Jonathan é uma produção própria, onde os personagens querem apenas fazer parte de sua vida. Um dos momentos mais bonitos do filme, inclusive, são as cenas onde Garfield atua ao lado de Robin de Jésus, que interpreta seu melhor amigo Michael, um homem gay enfrentando a epidemia de HIV.
Como cenas paralelas a história princila, Lin ainda encontra espaço para criar destaque a outros personagens que não o protagonista. Vanessa Hudgens, por exemplo, está simplesmente espetacular, cantando musicas maduras e aparecendo belíssima em todas as cenas. Jésus é o melhor amigo que todos queríamos ter e muitas vezes nos pegamos com raiva de Jonathan por tratá-lo em segundo plano. Ao final, percebemos que Lin criou ali um espetáculo composto por pequenos espetáculos, tal qual a vida de Jonathan Larson.
Tick Tick…Boom! está disponível na Netflix.
LEIA MAIS SOBRE FILMES