The Third Day: episódio final é marcado pela redenção da culpa pela perda

Foi ao ar ontem, 19 de outubro na HBO, o episódio final da Minissérie ‘The Third Day‘. Dividida entre verão e inverno acompanhamos os segredos de Sam até sua redenção em busca do perdão de seus erros em Osea.

Intitulado “The Last Day-The Dark”, o episódio começa com os dois protagonistas [Sam e Helen] se vendo pela primeira vez em meses. De pé no cais, trajando o terno branco e com o cabelo bem maior do que vimos em verão, Sam diz a Helen que Nathan, o filho deles, está vivo e morando com ele na Casa Grande, descrente, mas esperançosa decide confiar em Sam e o segue para o interior da casa grande. Abro aqui meu primeiro parênteses, pois Sam como líder, se mostra um homem extremamente centrado, além de não lembrar em nada o indivíduo impulsivo que vimos nos episódios iniciais.

A casa grande parece um mausoléu, repleto de peças históricas que certamente contam a história daquele lugar. Helen então descobre o que temia, que Sam estava tendo mais um de seus acessos de insanidade. O menino não é Nathan, ele é muito jovem. Frustrada, exausta e cheia de raiva, ela diz a ele que Nathan teria 16 anos se ainda estivesse vivo. Essa informação realmente me chocou, pois fomos levados a crer durante todo o show que aquela criança era, de fato Nathan, e descobrir que ele teria 16, foi impactante. No entanto, as revelações não pararam por ai. Acontece que seu breve encontro sexual com Jess não foi a primeira vez que ele traiu Helen… E pasmem, quando Nathan sumiu, Sam estava no telefone com uma de suas amantes na época.

A cena em questão foi um grande divisor de aguas dentro da narrativa, além de esclarecer todas as lacunas que existiam entre Sam e Helen. Desde suas traições até o sumiço com as 40.000 libras, que pegou de maneira inconsequente deixando toda família falida.

Em paralelo, em outro ponto da ilha, Jess se prepara para assumir a ilha para que sua filha recém-nascida (ela a chama de Epona), possa liderá-la posteriormente; e para isso conta com a ajuda de Jason e Larry. Eles chegam à Casa Grande, e Jason mata o Sr. Martin com um  machado. Embora Sam, Helen e outros consigam escapar, Ellie, que está encantada com Osea, ajuda os homens de Jess a capturá-los. A Sra. Martin é então drogada e afogada, mas Jess parece perdoar Sam.

Nesse ponto percebemos que toda a divisão existente na ilha, se dava pelo fato de Sam querer manter a ilha aberta ao público, enquanto Jess acreditava que eles deveriam permanecer isolados. Com isso, a doença que víamos em Osea na verdade vinha de Jess e não de Sam.

Sam e Helen encontram Talulah, escondida debaixo de uma cama. Persuadido por Helen, Sam abraça seu lado negro e mata Jason, resgatando Ellie, e mais tarde atira em Larry. Sam fica em Osea com Nathan enquanto Helen deixa a ilha com suas duas filhas. Percebendo que mal pode esperar até o amanhecer para a passagem aparecer, ela coloca Ellie e Talulah em um barco, entregando-lhes o pacote de dinheiro que Sam deu a ela mais cedo, e arrasta o barco pelas águas geladas do inverno até a ilha principal, em meio a uma alucinação vê a imagem de Nathan, e do famigerado perdão que almeja, por tudo que lhe disse antes de sumir. Uma vez lá, as meninas se aninham contra a mãe que estava quase morrendo de hipotermia dentro de uma casa.

Claramente ‘The Third Day’, aborda formas distintas das quais lidamos com o luto, mas mais que isso como lidamos com a culpa de alguma perda. A morte de Nathan afetou Sam e Helen de maneira bem diferente. As ações e seus delírios o levaram a acreditar em teorias apresentadas por estranhos, alegando que a polícia estava tentando encobrir o sumiço, acusando inclusive o pai de Helen. Já Helen carrega a culpa de ter dito que desejava que o filho nunca tivesse nascido. São muitas dores. Helen não teve escolha a não ser se tornar a fonte singular de força e resiliência em sua família. O que Ellie chama de “pedra” era a maneira de Helen lidar com sua dor. Ele finalmente tem sua redenção quando a Sra. Martin admite que os ilhéus causaram a morte de seu filho.

Contudo, algo que acreditávamos desde o início se confirmou, o Nathan havia realmente sido morto, a Sra. Martin revela a Helen, que Romani Goltan de fato levou Nathan a mando dos ilhéus, mas o menino foi morto antes que pudesse entregá-lo aos Martins. A criança que Sam pensa ser seu filho é na verdade o filho do líder anterior de Osea, com uma menina que eu acredito ser a Epona. Como não foi confirmado, fica só aqui na teoria mesmo, pois se lembrarmos do primeiro episódio do arco verão, no momento que Epona tenta suicídio que viria a ser um auto sacrifício, Nathan estava lá com ela, ajudando sua mãe a se matar.

Conclusão:

O que vemos em ‘The Third Day’ é o último suspiro de apoio que Sam pode dar para Helen suas filhas. Ao abraçar a escuridão dentro dele, ele aceita sua linhagem como descendente de Frederick Nicholas Charrington ou Jack, o Estripador… Se vocês bem lembram, isso foi mencionado no episódio 2 do arco inverno. A Forma que Sam mata Jason, empunhando duas facas, equivale as obras de arte nas paredes da igreja.

Embora a série não revele o resultado de seu confronto com Jess, é evidente que ele é o salvador de Osea, e somente aceitando quem ele realmente é, ele pode se tornar um verdadeiro líder para os ilhéus. O que ele havia renegado até então.

‘The Third Day’ é uma produção que desperta o imaginário de quem assiste. Reflexiva e que abre precedentes para inúmeras crenças e interpretações a fala final do Nathan da ilha à Helen “Eu sei que você sempre me quis”, se refere ao último diálogo que tiveram antes de desaparecer, mas o que cada espectador vai levar para si, cabe realmente a você.

 

Particularmente todas as mudanças técnicas que houveram de um arco para o outro de ‘The Third Day’, trouxeram para a tela um debate sobre Fé, família, amor… Se mostrando um respiro surpreendente em meio a inúmeras produções do gênero.

No final das contas, ‘The Third Day’ não está interessada em te contar um final, mas sim te fazer refletir sobre, existir quem sabe, um próximo dia… Uma chance de “renascer”.

Todos os episódios de The Third Day estão disponíveis no HBO Go.

 

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES

klik88