Sucesso de Bridgerton não fica só no streaming e chega também nos livros

A série Bridgerton, que estreou no dia 25 de dezembro na Netflix, é uma das novidades mais comentadas e assistidas na plataforma de streaming. O sucesso é tão grande que, além de bater alguns recordes de audiência, a produção conseguiu causar impactos até mesmo nas livrarias. Em dados divulgados recentemente, a Amazon confirmou que o livro O Duque e Eu, que serviu de inspiração para a série, está na lista dos mais vendidos na biblioteca do comércio virtual.

 Essa não é a primeira vez que um seriado da Netflix causa um impacto fora da plataforma. Logo após a estreia de Gambito da Rainha, por exemplo, a busca por jogos de xadrez e também por livros que ensinam sobre as regras do jogo bateram recordes. Esse é o nível de influência que essas plataformas de streaming possuem nos dias atuais, algo que nem mesmo a indústria do cinema conseguiu nos últimos anos.

 O sucesso da série Bridgerton pode ser entendido por diferentes motivos, como já explicamos por aqui. Entretanto, para resumir, é uma história romântica, mas com aspectos inovadores e uma trama que foge um pouco dos clichês e é mais inteligente do que os romances tradicionais. A produção foi baseada em uma coletânea de nove livros da escritora norte-americana Julia Quinn.

 A obra O Duque e Eu é o primeiro livro da coletânea, e foi o título que conseguiu destaque na lista de livros mais vendidos da Amazon. Ele superou outras produções importantes, como o elogiado Mulheres Correm com Lobos, da escritora Clarissa Pinkola Estes, e O Homem Mais Rico da Babilônia, do clássico autor George S. Clason. Ou seja, é impossível deixar de notar a forte influência que o seriado teve nas vendas de livros neste período.

Influência digital

O sucesso da série Bridgerton e, consequentemente, do livro da escritora Julia Quinn mostra que a influência do meio digital é crescente com as pessoas. Isso não fica restrito apenas aos filmes e seriados das plataformas de streaming, pois basta olhar as redes sociais para entender melhor este impacto. A quantidade de empresas que buscam no marketing digital uma forma de expor a marca aumenta a cada dia.

 A diversidade do meio digital, assim como o maior alcance, faz com que ele seja mais impactante que outros meios. Alguns exemplos conseguem mostrar isso de maneira efetiva, e sem espaço para questionamento. Desde que chegou no Brasil, por exemplo, a Uber apostou alto nas propagandas em redes sociais e, principalmente, em cupons de descontos online que poderiam ser passados de um cliente para o outro. Isso foi o suficiente para a empresa dominar o mercado por alguns anos. As principais plataformas de cassino online também utilizam os bônus para chamar atenção de usuários, elas oferecem rodadas grátis nas máquinas caça-niqueis para quem está se cadastrando no site pela primeira vez. Outros serviços, como delivery de comidas ou até mesmo plataformas de streaming, também costumam oferecer bonificações para quem busca testar os serviços.

 Essa força na internet explica bem porque é um mercado que não para de crescer e, em simultâneo, também causa impacto em outros setores. Um produto que faz sucesso nas redes sociais, por exemplo, tem grandes chances de sair da internet e ir parar também nos mercados físicos. Esse foi o caso da loja Quem Disse, Berenice?, que começou com um blog na internet e hoje é uma loja de cosméticos com franquias por todo o Brasil.

Mais sucesso no futuro

 Isso tudo é uma boa notícia para a Netflix, que consegue uma reputação ainda mais positiva com o sucesso da série Bridgerton. Afinal, não é a primeira vez que esse impacto acontece e é uma forma eficiente de propaganda. Com mais de 15 milhões de assinantes no Brasil, o serviço ainda busca espaço para crescer e sonha em ultrapassar a barreira dos 20 milhões de usuários até o final de 2021.

 Para conseguir esse sonhado número, a plataforma deve apostar alto nos sucessos recentes. Além de uma possível nova temporada de Bridgerton, a empresa também prepara a estreia de novos conteúdos que prometem bater recordes de audiência. A chegada da segunda temporada de Expresso do Amanhã, por exemplo, é muito aguardada pelos fãs, após o sucesso que os primeiros episódios conseguiram na plataforma.

 Desde a estreia no Natal, a série Bridgerton mostrou potencial para conseguir ser um sucesso de audiência. A Netflix não divulgou nenhum número, mas basta olharmos o impacto nas redes sociais e também na lista de livros mais vendidos da Amazon para entendermos o tamanho do sucesso. É uma produção que conquistou os fãs e que vai ser bastante lembrada durante as próximas semanas.

LEIA MAIS SOBRE LIVROS

klik88 ws168 https://pa-kualakapuas.go.id/ klik88 login