O que o relógio significa em Stranger Things?

No primeiro volume da quarta temporada de Stranger Things, Max explicou que os primeiro sinais de que você foi escolhido por Vecna são fortes dores de cabeça, sangramento nasal, e posteriormente visões de traumas do seu passado. E que quando a vítima tem a visão o relógio, ele tem menos de 24h de vida.

Sabemos que o famigerado relógio é algo que Henry/Peter é fascinado, traçando um paralelo com a ordem do mundo em se seguir intermináveis, horas, minutos e segundos que lhe são impostos.

Teorias sugerem que o relógio (além de ser um paralelo direto à Dr. Manhattan em Watchmen) é a porta de entrada par ao Mundo Invertido. No entanto tal teoria pode ser refutada quando vemos o final do volume 1 que começa a explicar Vecna em sua essência. Eu aqui, chuto que o relógio possa ser, dentro desse contexto, talvez um potencializador. Quem sabe?

Agora, dentro do contexto antropológico, fugindo da ficção, relógios de pêndulo, assim como o da série, quando aparecem em sonhos, significa que acontecimentos do seu passado, estão prestes à voltar.

Tal definição pode ser a explicação mais plausível que os Duffer escolheram para a simbologia já que o Vecna tem relação direta com essas memórias suprimidas de traumas que ansiamos por esquecer no canto mais sombrio de nossas mentes.

Seis meses depois da batalha de Starcourt, que deixou um rastro de terror e destruição em Hawkins, nosso grupo de amigos se separa pela primeira vez – e as turbulências do colégio dificultam ainda mais as coisas. Nesse momento de vulnerabilidade, surge uma nova ameaça sobrenatural ainda mais terrível, trazendo um grande mistério que pode ser a chave para acabar com os horrores do Mundo Invertido.

A Parte 1 da quarta temporada de Stranger Things já está disponível, a segunda chega em 01 de julho, na Netflix!

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES

klik88