5ª Rio Fantastik Festival acontece no mês de dezembro

Apesar da pandemia, o Rio Fantastik Fetival vai ser presencial no Estação NET Botafogo 3, respeitando todas as normas de segurança. O objetivo do Rio Fantastik Festival sempre foi de privilegiar o cinema fantástico nacional, onde novos talentos e profissionais consagrados no gênero de terror podem exibir seus filmes. Além dos trabalhos de nossos cineastas, exibiremos alguns clássicos e filmes cultuados do gênero que reflitam o que está acontecendo no país no ano da realização do festival. Como estamos enfrentando a pandemia do coronavirus, os organizadores selecionaram alguns clássicos que ilustram a situação atual.

O homenageado deste ano é o genial Júlio Shimamoto, mestre do chiaroscuro e aclamado por suas reflexões sobre a cultura japonesa. Júlio é cultuado entre os fãs de quadrinhos brasileiros desde os anos 1970, quando tornou-se um pilar das narrativas de horror. Influenciou gerações de desenhistas com seu domínio do preto & branco, imortalizado em HQs como “Claustrofobia”. O cinema de terror nacional celebra sua estética como um farol na representação plástica das trevas.

A mostra Competitiva, com curadoria do crítico e pesquisador Carlos Primati (um dos principais nomes quando se fala em cinema fantástico no Brasil), terá quatro longas e quatro curtas na disputa pelo troféu Cramulhão. Esse ano a concorrência está mais acirrada com projetos vindos de diversas cidades brasileiras. São filmes que retratam as ideias e o olhar dos cineastas sobre a nossa sociedade pelo viés do cinema fantástico do nosso país.

A mostra Clássicos Pandêmicos, com curadoria de Mario Abbade, demonstra que a temática de pandemias causadas por vírus já estava na pauta dos estúdios bem no início de Hollywood, antes desta se tornar a Meca do cinema. A mostra reúne clássicos com astros como Greta Garbo, Bette Davis, Henry Fonda, e cineastas como John Ford, Elia Kazan, Robert Wise, George Cukor e William Wyler.

Este ano o júri oficial é composto pelo quadrinista e ilustrador André Flauzino, o roteirista e ator Carlos Gregório e a escritora e artista visual Luciana Nabuco. O júri da ACRRJ conta com os jornalistas e críticos de cinema Ana Carolina Garcia, Célio Silva e Daniel Schenker. Teremos ainda a premiação escolhida pelo público.

O Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro 2020 acontece de 7 a 13 de dezembro

LEIA MAIS SOBRE FILMES