Você percebeu essas referências literárias na série Wandinha
Harry Potter é apenas uma das referências literárias de Wandinha
Wandinha se tornou a segunda série em língua inglesa mais popular da Netflix com mais de 173 milhões de horas assistidas, ficando atrás somente de Stranger Things.
Ao longo dos episódios acompanhamos a trajetória da personagem como aluna da Escola Nunca Mais. Wandinha tenta dominar suas habilidades psíquicas, acabar com uma monstruosa onda de assassinatos que aterroriza a cidade e resolver o mistério sobrenatural que envolveu seus pais 25 anos antes. E, além de tudo isso, ela ainda tem que lidar com relacionamentos complicados na Nunca Mais.
E em meio a tudo isso, muitas referências literárias podem ser percebidas.
A primeira delas, sem dúvida é Harry Potter:
Ofélia de Hamlet é referenciado por Wandinha assim que ela chega na sua nova escola; E quando Marilyn Thornhill apresenta Mary Shelley, autora de Frankenstein à Wandinha, ela passa a se inspirar.
Outra que ficou bem evidente, é a de Carrie, a estranha livro de Stephen King:
E como estamos falando de uma investigação, porque não referenciar a rainha do romance policial, Agatha Christie.
A criatura da série é uma referência ao clássico da literatura do terror, O Médico e o Monstro.
Edgar Allan Poe é um dos autores mais referenciados na série, sendo citado, inclusive como um dos ex-alunos da instituição. Os corvos, constantemente presentes nos episódios são inspirados na obra O Corvo,, além disso na Copa Poe, cada equipe tem o nome de um conto de Poe.
E você, encontrou mais alguma referência? Me conta aqui!
A primeira temporada de Wandinha está disponível na Netflix!