O que é a Cidade Perdida do El Dorado em OUTER BANKS
A cidade perdida do Eldorado parece ser o fio condutor da terceira temporada de Outer Banks
Se você acabou de assistir ao trailer da terceira temporada de Outer Banks que a Netflix divulgou, certamente percebeu que os Pogues embarcarão em uma nova aventura, e ao que tudo indica muito maior do que vimos nas temporadas anteriores.
[Atualizado em 23 de fevereiro] https://www.youtube.com/watch?v=CjzsoFglJ7wAo longo do primeiro ano da série somos apresentados a cidade, e aos seus moradores divididos entre Pogues e Cooks. Basicamente o dinheiro os diferenciava. Enquanto uns tinham de sobra, outros sonhavam com o suficiente para realizarem sonhos. E após um furacão que os deixou as escuras, esse grupo de amigos passa a seguir pistas deixadas pelo pai de John B.
Durante o segundo ano, as aventuras escalonaram. Mais intensas, mais perigosas e… Reais. Sim, parte da história que acompanhamos na segunda temporada é inspirada em Denmark Vesey, um ativista negro em Charleston que nasceu na escravidão em algum lugar do Caribe no final dos anos 1700, e acabou ganhando a liberdade depois de ganhar na loteria aos 32 anos. Aqui eu falo mais sobre!
Contudo essa nova leva de episódio irá explorar uma lenda muito conhecida pelos historiadores. A lenda da Cidade perdida do Eldorado.
O que é essa lenda?
Quando os exploradores espanhóis chegaram à América do Sul no início do século 16, eles ouviram histórias sobre uma tribo de nativos nas montanhas dos Andes, onde hoje é a Colômbia. Quando um novo chefe chegava ao poder, seu governo começava com uma cerimônia no Lago Guatavita. Os relatos da cerimônia variam, mas eles sempre dizem que o novo governante foi coberto com pó de ouro e que ouro e joias preciosas foram jogados no lago para apaziguar um deus que vivia debaixo d’água.
Os espanhóis começaram a chamar esse chefe dourado de El Dorado. A cerimônia do homem dourado supostamente terminou no final do século 15, quando El Dorado e seus súditos foram conquistados por outra tribo. Mas os espanhóis e outros europeus haviam encontrado tanto ouro entre os nativos ao longo da costa norte do continente que acreditavam que deveria haver um lugar de grande riqueza em algum lugar do interior. Os espanhóis não encontraram El Dorado, mas encontraram o lago Guatavita e tentaram drená-lo em 1545. Eles baixaram seu nível o suficiente para encontrar centenas de peças de ouro ao longo da borda do lago. Mas o suposto tesouro fabuloso nas águas profundas estava fora de seu alcance.
Dias atuais
Até hoje, os homens buscam encontrar o famigerado El Dorado. Inclusive em seu poema de 1849 “El Dorado”, o escritor Edgar Allan Poe oferece uma sugestão misteriosa e eloquente de onde ele possa estar escondido que muitos tomam como base para buscas: “Sobre as Montanhas da Lua, desça o Vale da Sombra, cavalgue, cavalgue com ousadia… se você procurar por El Dorado.”
E em Outer Banks…
Partindo desse princípio, dos indícios dados no trailer, das gravuras apresentadas pelo pai de John B (que sim, está vivo). Possivelmente teremos os Pogues revisitando esta lenda e quem sabe, aprenderemos mais sobre ela.
O que acham? Será que eles serão bem sucedidos na busca?
As duas temporadas de Outer Banks estão disponíveis na Netflix. A terceira chega em 23 de fevereiro no streaming!