Mudanças na estratégia de marketing da Asus!
A ASUS anuncia a criação do departamento de marketing de sua divisão mobile para a América do Sul. Marcel Campos é o novo head de marketing da ASUS para o continente sul-americano – pela primeira vez, um brasileiro ocupa um cargo regional na empresa taiwanesa. O executivo também será o responsável pela gestão do marketing nos negócios mobile da ASUS no importante mercado da Índia.
Campos liderará, inicialmente, mais de 30 pessoas distribuídas por Brasil, Colômbia e Índia e uma equipe dedicada para a América do Sul será estruturada em breve. O executivo ficará baseado nos EUA e reportará para o board global em Taiwan. “A ASUS atua no segmento de smartphones há apenas 2 anos e está investindo massivamente. Na Índia, há uma grande população e queremos gerar uma mudança, que eles troquem os seus features phones por smartphones. A América do Sul possui um enorme potencial, população conectada e que busca produtos com boa performance e preço justo. Buscamos sempre entregar o Luxo Acessível a Todos. São consumidores finais distintos, mas que estamos gerando essa percepção ao impactá-los de forma direcionada”, explica Marcel Campos.
Para gerar essa percepção de Luxo Acessível a Todos, a equipe da ASUS Brasil optou por uma estratégia digital integrada desde seus primeiros lançamentos em outubro de 2014, com o Zenfone 5 e Zenfone 6. Em agosto de 2015, o Fenômeno Z anunciou a chegada do Zenfone 2 em evento para mais de 800 pessoas e diversas ativações de marketing online, como mais de 100 celebridades postando simultaneamente sobre a chegada do gadget, gerando grande interesse do público. “Os resultados do Brasil são benchmark para a operação global e passamos a auxiliar as equipes dos outros países, como Colômbia e Índia, com nossa expertise”, revela Campos.
Atualmente, a fanpage da ASUS Brasil registra mais de 2,7 milhões de fãs, o maior número entre todos os países em que a empresa atua, inclusive a página global da companhia taiwanesa. “Buscamos que nossas campanhas conversem com nossas redes sociais. Para acessar diversas promoções, por exemplo, era necessário acompanhar as nossas redes. O resultado foi que saímos de 400 mil fãs para milhões”, afirma Campos.
Campos integra a equipe da ASUS desde outubro de 2008 e liderou a área de produtos e marketing no Brasil até o início de 2016. Nesse período, foi responsável pelo lançamento e sucesso da linha de smartphones da empresa taiwanesa no Brasil (Família Zenfone) e também integrou equipes em países como Índia e Colômbia, compartilhando a experiência adquirida no Brasil. Com mais de 15 anos de atuação no mercado, o executivo é formado em marketing pela UNIP (Universidade Paulista) e ocupou posições de destaque em empresas como Intel.
Yuri Franco é novo head de marketing da ASUS Brasil
Com a promoção de Marcel Campos, Yuri Franco assume o marketing da ASUS Brasil. Em janeiro de 2014, o gestor assumiu a coordenação de marketing da empresa e anteriormente teve passagens pela Nextel e Motorola. Franco é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi e MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Franco assume a gestão de marketing no momento que o Brasil se transformou em uma das principais apostas da ASUS no segmento mobile.
Boa sorte aos dois nesse novo desafio, eles merecem! 🙂 Que venham mais novidades Asus em 2016!