Lista | Livros para ler se você gostou de Matrix
Mais de 20 anos desde a estreia do primeiro filme da franquia, Matrix revolucionou o mundo da ficção científica no cinema e retorna para o seu quarto filme da franquia, como uma sequência direta e cheia de significado. O mundo com a tecnologia sempre foi um dos melhores aliados em qualquer aventura de ficção.
Pensando nisso separamos alguns livros que bebem da fonte de Matrix e te transportam para um mundo cheio de mistérios, jogos, códigos e muitos perigos. Entrar na toca do coelho é fácil, sair dela que é o mais difícil! Confira a lista abaixo:
O JOGO INFINITO
Michael é um habilidoso gamer. E como a maioria dos gamers, ele passa mais tempo na VirtNet do que no mundo real, imerso de corpo e alma numa realidade virtual completamente viciante. Graças a tecnologia, qualquer pessoa pode experimentar universos fantásticos, colocar a própria vida em risco sem sofrer sequer um arranhão, ou apenas fazer novos amigos. Para um hacker essa experiência pode ser ainda mais divertida. Quem se preocuparia com as leis e os códigos de conduta de uma realidade construída? Afinal, tudo não passa de um jogo. Um jogador está indo muito além de onde qualquer outro jamais se atreveu a ir: fazendo gamers seus reféns dentro da VirtNet. Todos eles são declarados mortos. No entanto, as razões permanecem um mistério. O governador sabe que para pegar um hacker, é preciso de um outro hacker. E procura Michael para integrar a equipe oficial. O risco é enorme. Se Michael aceitar o desafio, será preciso sair da VirtNet, pois o sistema está cheio de armadilhas e predadores que ele é incapaz de imaginar. E assim, o emaranhado entre as linhas que separam o jogo da realidade poderá nunca mais se desfazer.
FORTALEZA DIGITAL
A agência de inteligência mais poderosa do mundo.
Uma brilhante criptógrafa.
Um código indecifrável.
Responsável por monitorar as comunicações de todo o planeta e proteger informações do governo dos Estados Unidos, a ultrassecreta NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, investiu às escondidas numa arma revolucionária para combater a ação de grupos terroristas na era da informática. Seu trunfo é o supercomputador TRANSLTR, capaz de decifrar em poucos minutos qualquer mensagem encriptada enviada pela Internet.
Quando o infalível TRANSLTR é paralisado por um misterioso código, a agência convoca a chefe do Departamento de Criptografia, a matemática Susan Fletcher, para investigar o que está acontecendo.
Susan faz uma descoberta aterradora: a NSA se tornou refém do gênio da computação Ensei Tankado. Demitido da agência por discordar da sua política de respeito aos direitos civis, o programador exige que a NSA revele a existência do TRANSLTR à população. Caso contrário, ele divulgará na Internet a fórmula de seu código indecifrável, o Fortaleza Digital.
Tankado morre misteriosamente antes de cumprir sua ameaça, dando início a uma corrida desesperada que se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha.
Enquanto Susan usa seu talento como criptógrafa para tentar desvendar o enigma do Fortaleza Digital, seu namorado, o especialista em idiomas David Becker, sai em busca de um anel deixado por Tankado que pode conter a chave do código.
Envolvidos numa trama maquiavélica, Susan e David precisam travar uma batalha de vida ou morte para evitar uma tragédia para a segurança nacional americana e impedir que o equilíbrio de forças no mundo mude para sempre.
JOGADOR NÚMERO 1
O ano é 2045 e o mundo real é um lugar terrível. Para escapar, a humanidade passa a maior parte do tempo logada no OASIS, uma realidade virtual utópica com milhares de planetas onde as pessoas podem ser o que quiserem e coisas fantásticas acontecem — magos duelam contra robôs japoneses gigantes, há planetas inteiros inspirados em Blade Runner e DeLoreans voadores podem atingir a velocidade da luz. Wade Watts cresceu dentro do OASIS, brincando com seus programas educativos, e, aos dezoito anos, a plataforma ainda é a melhor parte de sua vida. Mas está em risco, graças à Caçada.
Quando o excêntrico criador do OASIS morreu, deixou para trás um concurso para definir seu herdeiro. O primeiro usuário que desvendar as pistas, vencer uma série de desafios e chegar ao Easter egg ganhará a vasta fortuna do bilionário e o controle total da plataforma. Milhões de pessoas entram na disputa — inclusive Wade, que passa a estudar obsessivamente a cultura pop dos anos 1980 que o criador adorava —, mas também funcionários de uma perigosa corporação, que pretende limitar o acesso à plataforma.
Cinco anos se passam sem que ninguém consiga desvendar a primeira pista. Até que o nome de Wade sobe para o topo do placar. De repente, o mundo inteiro está assistindo, e novos rivais o alcançam: Art3mis, Aech, Daito, Shoto e, o pior de todos, Sorrento. Aos poucos, fica claro para Wade que a competição virtual tem riscos muito reais. E a única forma de sobreviver e salvar o OASIS é ganhando.
NEUROMANCER
No futuro, existe a matrix. Uma espécie de alucinação coletiva digital na qual a humanidade se conecta para, virtualmente, saber de tudo sobre tudo. Mas há uma elite que navega por essa grande rede de informação – os cowboys. Case era um deles, até o dia em que tentou ser mais esperto do que os seus patrões. Que fritaram suas conexões com o ciberespaço, tornando-o um pária entre os seus iguais. Ele vaga pelos subúrbios de Tóquio, mais envolvido do que nunca em destruir a si próprio, até ser contatado por Molly, uma bela e perigosa mulher que, assim como ele, desconfia de tudo e de todos. Os dois acabam se envolvendo numa missão cheia de mistérios e perigos.
WARCROSS
PARA OS MILHÕES QUE SE CONECTAM TODOS OS DIAS, WARCROSS NÃO É APENAS UM JOGO – É UM MODO DE VIDA.
Não é diferente para a hacker adolescente Emika Chen, que para se sustentar trabalha como caçadora de recompensas e rastreia jogadores que apostaram ilegalmente no jogo. Mas o mundo da caça de recompensas é competitivo, e a sobrevivência não tem sido fácil. Precisando de dinheiro rapidamente, Emika se arrisca e invade o jogo de abertura do Campeonato Internacional de Warcross… e acaba entrando acidentalmente no jogo em si e se tornando uma sensação da noite para o dia.
Convencida de que vai ser presa, Emika fica surpresa quando recebe uma ligação do criador do jogo, o elusivo e jovem bilionário Hideo Tanaka, com uma proposta irresistível. Ele precisa de um espião dentro do torneio daquele ano para descobrir um problema de segurança… e quer que Emika faça o serviço. Mas logo ela descobre um plano sinistro, com consequências sérias para todo o império de Warcross.
Nesta aventura de ficção científica, Marie Lu, a autora bestseller do New York Times, dá vida a um mundo envolvente e contagiante em que escolher em quem confiar pode ser a maior aposta de todas.
“Em um mundo de duas realidades – a vida cotidiana e o que se esconde atrás dela – Thomas Anderson precisará escolher novamente seguir o Coelho Branco. Escolha, uma mera ilusão, é o único caminho para entrar ou sair da Matrix, que está mais forte, segura e perigosa do que nunca”
Matrix 4 chegou aos cinemas no dia 22 de dezembro de 2021.