LA PLAYA DE LOS AHOGADOS | Filme policial escondido na Netflix
A Praia dos Afogados, um verdadeiro filme policial
Por mais que já tenha ganho um título em português, nada como o charme da versão original. La Playa de Los Ahogados apareceu para mim durante umas das incansáveis buscas pela Netflix. Certamente não é a primeira opção que aparece para ninguém, visto ser um filme de 2015.
Enquanto buscava uma produção de qualidade, me deparei com o título longo e instigante. Fã dos filmes policiais, não resisti ao ver sobre o que este se tratava. A medida que somos apresentados a tantas novas produções, tendemos a esquecer aquelas cujo sucesso não atingiu tanto quanto deveria. Tal fato apenas me instigou a conhecer La Playa de los Ahogados, e agora, convido a vocês.
A história
Quando um corpo aparece boiando na baía de Panxón, a pequena cidade se vê em meio a uma investigação policial. Primeiramente pensa-se em suicídio, mas não demora para descobrimos ser algo ainda pior. O pescador morto vivia sua vida de forma simples a princípio, pescando e trazendo mariscos para vender no porto. Sua morte, porém, leva o inspetor Leo Caldas a remexer em uma história há muito esquecida.
Um simples assassinato termina por despertar dores e tragédias do passado. Através de uma minuciosa busca, Caldas descobre segredos enterrados na areia e esquecidos no fundo do mar. Personagens de uma tragédia voltam a ser protagonistas da velha cidade, mas não por espontânea vontade.
Por estar escondido dentro do extenso catálogo da Netflix, o longa nos deixa com expectativas medianas. Não sabia o que esperar, mas felizmente me surpreendi. Embora simples, tem uma reviravolta no final que o caracterizam como uma ótima produção policial. La Playa de Los Ahogados se usa de elementos simples para desenvolver seu roteiro. Não foram precisos grandes cenas de ação e/ou momentos violentos, pelo contrário. O longa se destaca pela simplicidade e pela forma orgânica como a trama discorre.