Jornada nas Estrelas: O Filme ganha edição restaurada em Ultra HD
Dois dias antes do Star Trek Day, os fãs da franquia poderão adquirir uma versão inédita remasterizada de Jornada nas Estrelas: O Filme – Edição do Diretor, que chega em Ultra HD**, pela Paramount Home Entertainment, repleta de conteúdos extras e especiais.
Originalmente lançado em 1979, Jornada nas Estrelas: O Filme se tornou a 4ª maior bilheteria daquele ano e venceu três categorias do Oscar: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Original. O filme lançou com sucesso a franquia Jornada nas Estrelas para além da série de televisão original, apesar de ter estreado às pressas no cinema com efeitos especiais incompletos.
Em 2001, o diretor Robert Wise revisitou o filme para refinar a edição e aprimorar os efeitos visuais. Sua visão atualizada foi lançada em DVD com definição padrão, e foi bem aceita pelos fãs, mas nunca havia sido disponibilizada em alta definição até agora. Meticulosamente montado e restaurado pelo produtor David C. Fein, com supervisão de pós-produção de Mike Matessino, que colaboraram com Wise na versão original, o filme foi preparado para exibição em Ultra HD com Dolby Vision HDR e uma nova e potente trilha sonora Dolby Atmos®.* Fein e Matessino reuniram um time de experts em efeitos visuais, liderado pelo supervisor de efeitos visuais Daren R. Dochterman, e utilizaram os recursos dos arquivos da Paramount para recriar os efeitos não só em HD como em Ultra HD**. Após mais de seis meses de trabalho, a estética e o som do filme agora estão melhores do que nunca e fiéis à real intenção de Wise.
Curiosidades sobre Jornada nas Estrelas: O Filme
-
O filme originalmente foi pensado como um filme para a TV chamado Jornada nas Estrelas: Fase II que acompanharia as aventuras do comandante Will Decker. O projeto estava sendo desenvolvido desde o início dos anos 1970. Vários scripts foram escritos, diretores contratados, sets construídos e figurinos foram desenhados, mas o sucesso de Star Wars fez a Paramount mudar de ideia e transformar Jornada nas Estrelas em um filme para o cinema repleto de efeitos especiais.
-
O ator Mark Lenard, que interpreta o Capitão Klingon em Jornada nas Estrelas: O Filme, ficou conhecido por dar vida ao pai do Spock, embaixador vulcano Sarek, em ambas as séries originais e sequências do filme.
-
As palavras em Klingon e Vulcano ditas em Jornada nas Estrelas: O Filme foram inventadas pelo ator James Doohan, que interpretou o Comandante Scottie nos filmes e séries de televisão. As línguas foram expandidas depois pelo linguista Marc Okrand que desenvolveu as regras de gramática e sintaxe para o Klingon e escreveu um dicionário de Klingon, mas todo o seu trabalho foi baseado nas poucas falas em Klingon desenvolvidas por Doohan no filme.
-
Os filhos gêmeos de James Doohan, Chris e Montgomery, podem ser vistos na cena da sala de recreação, quando Kirk fala com toda a tripulação. Chris depois fez uma breve aparição no filme Star Trek (2009) como um engenheiro em uma das cenas da sala de transporte.
-
Orson Welles fez a narração do trailer do filme. O diretor Robert Wise trabalhou como editor nos primeiros dois filmes de Welles, Cidadão Kane e O Quarto Mandamento.
-
A rede americana de televisão ABC estreou o filme como um especial de três horas. Para preencher o tempo, foram adicionadas cenas que haviam sido deletadas de volta ao filme, fazendo com que ele fosse mais longo que a versão original dos cinemas.
A coleção original de Jornada nas Estrelas: O Filme já está disponível com seis aventuras para as telonas e com o elenco original da série em Ultra HD. O conteúdo estará disponível para compra ou alugar na Apple TV e Amazon Prime Video.
LEIA MAIS SOBRE FILMES