GAMES | Qual o preço justo a pagar em um jogo?

ENTENDO A INDÚSTRIA DE JOGOS DA ATUALIDADE

No Brasil, os produtos importados sempre foram de difícil acesso, já que os impostos cobrados sobre eles são bastante altos. A solução que muitos brasileiros encontram é comprá-los no exterior. Mas não são todos que tem acesso à essa opção, por isso o que sobra é comprar o produto no Brasil mesmo, de forma parcelada ou quando entrar em promoção. No mundo dos fãs de games esta é a realidade. Mundialmente, a indústria de games é um das mais rentáveis, e os games estão sendo tratados como produtos perecíveis, ou seja, apresentam uma data de validade e a cada ano uma nova versão do mesmo jogo deve ser lançada, para que as vendas se mantenham quentes e a relevância deles na mídia também. Outro ponto dessa indústria é que os games são lançados com preços mais altos para que os verdadeiros fãs comprem e depois vão recebendo descontos para que os menos interessados comprem pela oportunidade. A pergunta que fica: qual é o preço justo de um jogo? Vamos abordar alguns pontos da indústria de jogos na atualidade para que você tire as suas conclusões.

O mercado da indústria de games atualmente

O Brasil está entre os 15 países que mais geram receitas em games, gerando 1,34 bilhões de dólares por ano, os Estados Unidos estão no topo da lista gerando praticamente quase 20 vezes a mais de renda. Por isso, as empresas americanas são as mais importantes no mercado e as quais o controlam. No Brasil, essa indústria está engatinhando, mas está em constante avanço. Já temos uma Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, a Abragames, a qual o principal objetivo é fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos digitais. Por incrível que pareça, dentro das maiores empresas, a Apple é a que está na frente como a que mais lucra com os jogos, isso porque os jogos estão migrando das consoles para os mobiles que são muito mais acessíveis.

Jogar de graça ou pagar para jogar

Um dos pontos para o surgimento de jogos gratuitos está extremamente ligado com o surgimento da internet, das redes sociais e também dos mobiles. Um dos jogos gratuitos que mais fez sucesso na história dos games foi o Candy Crush. Totalmente gratuito para acessar e inicialmente dentro do Facebook, o jogo já chegou fazer uma média de 2,5 milhões de reais diariamente pelos usuários que pagam para chegar nos níveis mais elevados da saga, segundo a BBC. Nem mesmo a empresa King, sua criadora, imaginava o sucesso estrondoso do jogo. Há muitos outros jogos gratuitos na internet, entre outros jogos de reflexos como o jogo HTML5 Sinuous, o qual parece ser bem simples, mas acaba sendo bastante viciante, já que é preciso superar os pontos vermelhos para sobreviver, este é um jogo que testa a proficiência em termos de resposta e de reflexo do jogador. Para testar habilidades estratégicas, há jogos de cartas e jogos de RPG gratuitos sem baixar nada. O clássico blackjack testa principalmente a capacidade do jogador em trabalhar com probabilidades. Além disso, em sites como Betway há diversos tipos, como Atlantic City, European, ao vivo, com múltiplas mãos, e ainda em séries nível gold para testar habilidades com níveis diferentes. Em jogos de sagas estratégicos, gamers podem experimentar o Good Game Empire, no qual é preciso construir um império e vencer batalhas. Os jogadores precisam alinhar estratégias e planejamento para se dar bem, por exemplo recrutar um exército para proteger-se e conquistar outros reinos para expandir seu poder. O League of Legend é outro jogo gratuito que foi criado exclusivamente para a Microsoft e também para a Apple, isso já em 2009 focado em jogadores de sagas e de RPG. O faturamento está nos produtos ao redor do jogo para os fãs. Ou seja, há opções de bons jogos gratuitos. Em relação aos jogos pagos, o jogo mais lucrativo da história é World of Warcraft o qual já rendeu em torno de 10 bilhões de dólares desde o seu surgimento em 2004. Além de vender os jogos em cópias físicas, hoje também conta um serviço de inscrição. IMAGE SOURCE: Pixabay.com

Produtores de jogos tradicionais x produtores de jogos independentes

As grandes produtoras de jogos tradicionais são em sua grande maioria as mesmas empresas que produzem os aparelhos para jogar esses games. Já as produtoras de jogos independentes estão focadas em produzir jogos para celulares e também para a internet em geral. Dessa forma, esses dois tipos de negócios trabalham com o mesmo produto mas com estratégias diferentes. Produzir um jogo, principalmente para videogame, não é algo barato, o que chega na casa de milhões. Dessa maneira, as empresas precisam cobrar um valor que pague a produção e também garanta a sua margem de lucros. Os fãs brasileiros não se importam em pagar pelos jogos, mas querem apenas pagar um valor mais justo, sem tantos impostos. Ou seja, o Brasil está tentando se fortalecer para lançar jogos bons e crescer esta indústria dentro do Brasil, sejam em jogos pagos ou gratuitos. Hoje é possível encontrar diversos jogos online de graça e ter a mesma diversão que os pagos. Os preços dos jogos pagos são até mesmo justos, mas chegam no Brasil com altos impostos. Enquanto isso, quem não pode comprar os jogos pagos consegue ter a mesma diversão com os jogos gratuitos, os quais estão crescendo e se tornando cada vez melhores.

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