Conheça a história real por trás do filme MERGULHO do Prime Video
Mergulho chegou recentemente no Prime Video. Estrelado por Karla Souza, acompanha uma mergulhadora veterana que enfrenta um dilema moral que pode fazer perder sua chance de ganhar as Olimpíadas.
Contextualizando, na trama Mariel é uma nadadora ímpar, e que deseja participar de sua última Olimpíada. Mariel é uma atleta de alta performance de salto e acaba perdendo sua parceira nas vésperas da seletiva. Como estratégia, seu treinador, sugere que ela se junte a uma adolescente de 14 anos, igualmente talentosa.
Inicialmente Mariel rejeita a sugestão, até que denuncias de abuso contra seu treinador começam a surgir. Ciente da verdade, Mariel vai se abster em prol da medalhe ou jogar tudo no ventilador?
Mergulho não fala somente de abuso sexual, mas os inúmeros abusos psicológicos que existem neste meio.
Karla Souza, é não somente a protagonista dessa trama, como também a idealizadora de todo este projeto. Foram 3 anos dedicados a pratica dos saltos que a personagem exigia. Sim, foi a própria que executou!
Outro ponto que você talvez não saiba, é que esse filme é inspirado em uma história real, uma não… é um compilado de várias.
O filme se baseia, em vários acontecimentos ocorridos que serviram como base da obra que vimos.
Além disso, a própria Karla Souza, revelou ter contatado vários mergulhadores profissionais, que depositaram sua confiança nos integrantes do filme para expressar os maiores abusos que sofreram nesse esporte.
“Os cliff divers mexicanos compartilharam com muita coragem e generosidade suas histórias conosco, então sentimos a responsabilidade de honrar o que eles nos contaram ”, disse a atriz.
O enredo da história se passa antes da qualificação para os Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Naquela ocasião, as saltadoras mexicanas que compareceram à dita competição foram Paola Espinosa, Laura Sánchez e Tatiana Ortiz. Naquela época, um dos treinadores mais reconhecidos era Francisco Rueda.
Na vida real, pouco antes daquela competição olímpica, houve um escândalo na Federação Mexicana de Natação, quando os pais da mergulhadora Luara Sánchez, então com 15 anos, denunciaram que o técnico Francisco Rueda estava abusando de sua filha, depois que sua mãe leu seu diário.
Francisco Rueda já havia sido acusado de abusos entre outros competidores, que ficaram conhecidos ao longo dos anos, por exemplo, em 2018, a mergulhadora mexicana Azul Almazan contou à CNN o que viveu com Rueda antes dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000.
“Ele foi minha luz, minha esperança, meu amigo, meu pai, convivi com ele por muito mais tempo. Eu não morava na minha casa, eu morava com ele, eu o admirava, eu o adorava, além de ele ter me mostrado o sonho, ele o materializou e me fez acreditar que eu poderia alcançá-lo”, disse.
Na vida real, Franciso Rueda foi banido para sempre sob a acusação de abuso. Laura Sánchez, que competiu pelo México nas Olimpíadas de Atenas em 2004 e cujos pais descobriram seu diário, acabou se casando com seu treinador, que se divorciou de sua esposa para se casar com ela; hoje, eles ainda estão juntos.
Via: quinto poder
Mariel é uma mergulhadora veterana e competitiva que tem uma última chance nas Olimpíadas. No entanto, quando uma terrível verdade vem à tona, Mariel tem que enfrentar seu maior dilema pessoal: ela está realmente conquistando seu sonho?
O filme já está disponível no Prime Video
LEIA MAIS SOBRE FILMES