Conheça a história real por trás do filme Garotos de Bem da Netflix

Chegou no último dia 14 na Netflix, o filme GAROTOS DE BEM (La scuola cattolica). O longa italiano conta com Benedetta Porcaroli, Emanuele Maria Di Stefano e Giulio Pranno no elenco.

Garotos de Bem adapta o livro de Edoardo Albinati e conta uma história verídica que aconteceu em 1975, que ficou conhecida como ‘Massacre de Circeo’.

Antes de entrarmos no história real precisamos explicar que o filme de Stefano Mordini foi exibido em 2021 e recostitui o que é descrito como “um dos crimes mais atrozes da história da Itália” e foi proibido para menores de 18 anos.

A história traz à tona a fundação de uma sociedade hipócrita, privilegiada, opressora e sexista.

Narrada pelo próprio Albinati, logo na primeira cena mergulhamos de cabeça nessa escola católica só para meninos, onde a violência estava na ordem do dia. Os abusos eram constantes físicos e psicológicos, mas ninguém falava nada sobre. E estes cresciam com estigmas, dentro e fora deste ambiente, onde o poder e o dinheiro falavam muito mais alto. Qual foi o impacto disso nestes jovens? A lei da terra era muito simples: ou você intimida e domina as pessoas, ou você é subjugado e vive uma vida com medo.

Edoardo Albinati conta em seu livro que anos após o crime, conheceu Gioacchino Rummo, um dos meninos que havia se tornado psiquiatra. E ele lhe contou que Todos, sofriam de algum tipo de transtorno mental, sadismo e masoquismo estava entre eles. “Você podia ver nos olhos de Angelo, aquela necessidade incessante de estar no controle e como ele acreditava que tinha o direito de fazer isso.”

Só por ai, já é possível perceber como o meio possivelmente influenciou ou potencializou tendências já existentes dentro destes jovens, aliados a sensação de nunca serem pegos. Eles se sentiam donos do mundo.

As famílias eram disfuncionais, e os indivíduos que foram criados nessas famílias também se tornaram desagradáveis ​​de uma forma ou de outra. Muitas coisas que você sabe que não estavam certas foram aceitas de uma maneira muito casual. A escola católica, os devotos fervorosos e as pessoas ditas piedosas foram responsáveis ​​por esse tipo de resultado. 

E o mais assustador é que tudo isso, levou à um crime terrível!

Por liberdade criativa, o diretor decidiu promover algumas alterações. No final do filme Vemos as meninas -descritas como de classe inferior- sendo abusadas por estes jovens que não tinham medo algum de serem presos. Os meninos mataram Rosaria afogando-a na banheira, e Donatella pôde ouvir a voz abafada de sua amiga. Após ser espancada e molestada Donatella se fingiu de morta, e quando foi ser desovada junto com sua amiga, Angelo e Gianni deixaram os dois corpos no porta-malas do carro, pensando que iriam se livrar deles mais tarde. Contudo Alguém a ouviu pedir socorro e ela foi salva. 

Qual foi a história real?

Os fatos aconteceram em 1975, e como mencionamos acima, ficou conhecido como o Massacre de Circeo. De acordo com as horríveis leis que prevaleciam no país naquela época, o estupro não era considerado crime contra a pessoa. Foi considerado um crime contra a moralidade pública. Então, basicamente, foi visto como um ato que feriu os sentimentos da sociedade, mas não como um ato que destruiu a vida de uma pessoa e a fez sofrer com o trauma.

Uma garota havia morrido, e a sociedade apenas considerava isso um ato imoral, e nada mais. Os meninos tinham mais medo de falar contra a religião do que de ofender uma mulher. O governo italiano levou aproximadamente 20 anos para reconhecer que o estupro também era um crime contra uma pessoa.

Andrea, Angelo e Gianni foram condenados à prisão perpétua. Andrea morreu em 1994, quando fugia da prisão. Até aquele momento, ele vivia como um fugitivo. Angelo Izzo foi solto no ano de 2005 por aparentemente boa conduta, mas cometeu mais dois assassinatos assim que foi solto. Gianni Guido foi libertado em 2009 e é cidadão livre do país desde então. Donatella Colasanti morreu em 2005, aos 47 anos.

O motivo do crime?

Ninguém sabe. Elas serem pobres e eles ricos. Por eles acharem que podiam? São perguntas que talvez nunca saberemos e o que faz o filme tão visceral e complexo.

Em 1975, três alunos de um prestigioso colégio católico para rapazes em Roma cometem um crime terrível que choca os colegas e a comunidade.

O filme já está disponível na Netflix

LEIA MAIS SOBRE FILMES

situs klik88 ws168 https://pa-kualakapuas.go.id/ klik88 login slot gacor klik88 link slot scatter hitam link alternatif klik88 slot gacor hari ini rtp slot gacor situs tok99toto slot pg soft link slot gacor link alternatif tok99toto slot gacor 5k slot gampang menang slot idn situs klik88 slot mahjong daftar klik88 situs gacor slot gacor toto