A capacitação de jovens mulheres para a indústria de games é o objetivo do projeto
Girl Games, que está acontecendo em São Paulo, com diversas ações até
26 de novembro. O
Goethe-Institut São Paulo, em cooperação com a revista internacional
SOFA organizam, de 29 de outubro a 10 de novembro, um
code-a-thon para mulheres. Ou seja, uma vivência de duas semanas voltada para o aprendizado prático de programação e desenvolvimento de jogos digitais. O programa, que acontece no
EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas) reúne treze participantes na faixa dos 20 anos. As aspirantes a programadoras de jogos são de seis países:
Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia e Peru. Elas se organizarão em equipes para criar games de temáticas femininas e de narrativas atuais.
Durante essa intensa vivência, serão promovidos encontros diários com mentores locais e internacionais, como Brie Code (diretora-fundadora da Tru Luv Media) a fim de inspirar a criação de roteiros e estimular o crescimento profissional entre as participantes. Code é desenvolvedora de games e já trabalhou na série de games “Assassin’s Creed”.
Além deste
workshop para mulheres, o projeto
GIRL GAMES inclui a parceria com a
Women Game Jam, que acontecerá no
Goethe-Institut São Paulo de 2 a 4 de novembro (sexta até domingo). Quarenta mulheres presentes há mais tempo na cena dos games estarão presentes junto com as treze participantes do GIRL GAMES, para desenvolver jogos digitais durante as
48 horas do evento.
EXTERMINADORES DO ALÉM | DANILO GENTILI LUTA CONTRA A LOIRA DO BANHEIRO NO PRIMEIRO TRAILER DO FILME!
O DOUTRINADOR | O JUSTICEIRO DO BRASIL CHEGA NOS CINEMAS NESSA QUINTA!
O resultado do
code-a-thon será apresentado no dia 10 de novembro, em evento no
MIS, como parte de uma ação do
SP_Urban Digital Festival. O público poderá jogar os games em
tablets. Além da apresentação dos games criados, haverá um debate entre os núcleos envolvidos sobre a cena da arte digital e dos games. O festival de arte digital e
new media – que estará acontecendo simultaneamente pela cidade – irá projetar os games criados na fachada do
edifício Fiesp, na Galeria de Arte Digital do Centro Cultural
Fiesp, na Avenida Paulista. As projeções acontecerão de
11 até 26 de novembro.
Atualmente 51% do mercado consumidor de games compõe-se de mulheres. Entretanto, as garotas, suas histórias e seus universos continuam marginalizados neste universo, voltado sobretudo para jogadores homens. O projeto
GIRL GAMES coloca os holofotes nas mulheres e em suas experiências culturais, sociais, políticas e econômicas. A iniciativa pretende
estimular as visões de futuro dessas garotas, empoderá-las e amplificá-las no universo das plataformas de games, promovendo assim uma nova economia.
TITANS | A NOVA CHANCE DA DC BRILHAR NO MEIO DA ESCURIDÃO! CRÍTICA DA SÉRIE!
APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:
RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: