Gavião Arqueiro: Entenda a surdez de Clint Barton na série
O próximo lançamento da Marvel a chegar será Gavião Arqueiro, a série de Clint Barton que será protagonizada por Jeremy Renner e também irá introduzir Kate Bishop, a heroína de Hailee Steinfeld. Enquanto a produção marca o retorno do Gavião, um pequeno detalhe foi reparado no trailer que pode surpreender alguns fãs, visto que isso não foi explorado muito bem nos filmes do MCU.
Na maioria de suas cenas reveladas no trailer, é possível ver o protagonista (Jeremy Renner) usando um aparelho auditivo, como na imagem abaixo. Inicialmente, alguns pensaram na possibilidade de ser alguma tecnologia de comunicação, mas a perda auditiva de Clint Barton é um aspecto importante do personagem nas HQs e parece que será importante no seriado.
A origem
A surdez do Gavião Arqueiro ganhou várias origens diferentes nas histórias, com a primeira delas sendo publicada em 1983, em um confronto com o vilão Fogo Cruzado. Neste arco de cenas, Clint perde a audição após uma flecha com poderes sônicos conseguir explodir uma máquina criada pelo Fogo Cruzado, mas a proximidade com a explosão faz com que Barton perca quase toda a sua audição. No futuro, com o passar dos anos, ficamos sabendo que a surdez do Gavião foi revertida.
Em 2014, a série de quadrinhos do Gavião Arqueiro de Matt Fraction e David Aja, transformou a deficiência auditiva de Clint em uma parte fundamental da sua história. Nestes quadrinhos, o herói tem os ouvidos perfurados por suas próprias flechas em uma luta contra o vilão conhecido como Palhaço. Para tentar se manter são, Clint lembra de seu passado, marcado pela violência doméstica e descobrimos queas agressões do pai já o haviam deixado parcialmente surdo.
Drogas
Ainda nos quadrinhos de 2014, Clint se entrega a comportamentos destrutivos, incluindo o abuso de álcool, buscando uma forma de aceitar a sua nova condição. Ele ainda rejeita a necessidade de aprender a língua de sinais e se recusa a se referir a si mesmo como surdo. Em um dos momentos mais bonitos dos quadrinhos, porém, mostra Barton contando com ajuda do seu irmão Barney para aceitar. Ele usa a língua de sinais, reúne todos os seus vizinhos no telhado do prédio onde mora e diz, enquanto Barney traduz as palavras:
“Eu sou surdo. Eu sou surdo, e precisamos conversar…”
O MCU
A Fase 4 da Marvel vem buscando ampliar ainda mais sua representatividade nas telas. Ainda na série do Gavião Arqueiro, conheceremos Eco, outra personagem surda das HQs e que também é uma lutadora habilidos. Em Eternos, conhecemos uma nova versão de Makkari, personagem retratado como um homem branco, muculoso e sem deficiências nas HQs, mas que no filme de Chloé Zhao foi interpretada por Lauren Ridloff (The Walking Dead), uma mulher negra e surda.
Ainda não sabemos como a Marvel irá explorar a surdez de Barton na série.
Gavião Arqueiro chega ao Disney+ em novembro.
LEIA MAIS SOBRE SÉRIES