Sabemos que os lugares de culto aos
Sete são os chamados de
“septos”, e cada septo contém artes ou estatuas que representem os sete deuses.
Os septos rurais possuem em geral um ambiente simples feito de madeiram, a onde é possível encontrar máscaras ou desenhos dos “Sete” fixados nas paredes;
enquanto que nos grandes septos mais ricos contém estátuas com metais e pedras preciosas.
CURIOSIDADE 1: nas casas mais nobres funciona basicamente da mesma forma: existem grandes estatuas para adoração, com septos privados muito elegantes e ricos; já os plebeus tem costume de ter pinturas, gravuras ou pequenas estatuas em algum local da casa.
Os fiéis acendem velas diante dos altares e de cada uma das faces dos deuses, e suas orações são realizadas sempre diante de cada uma das faces que naquele momento se faz mais necessário.
Devido à natureza
“Sete em Um”, o número sete passou a ser tratado como sagrado dentro da religião.
Como já citado anteriormente, existem subdivisões dentro da fé, uma delas são as chamadas de
Irmãs Silenciosas, essa ordem exclusiva de mulheres fizeram o voto de castidade e silencio, assim como prometerão servir ao sétimo deus
“O Estranho” e ajudar no encaminhamento de suas almas ao pós-vida:
sua principal função é realizar a limpeza dos cadáveres e os vestir, encaminhá-los ao funeral de forma adequada dentro da religião.
*As irmãs silenciosas não são consideradas septãs e sim uma ordem dentro da religião responsável pela tratativa aos mortos.
As Irmãs Silenciosas são consideradas as mais dedicadas à Fé, com seu voto de silêncio removendo-as da interação mundana; muito mais do que os septões ou septãs, essa ordem é considerada particularmente “sagrada pelo divino” e dessa forma inviolável.
CURIOSIDADE 2: “O Estranho” é representado como nem sendo masculino nem feminino, dessa forma o equilíbrio passa a existir entre as entidades. Visto que o numero de gênero dentro da divindade é igual: três femininos *Donzela, Mãe, Velha*, três masculinos *Pai, Guerreiro, Ferreiro* e um que não é nenhum e é destino de todos. *bem poético na minha humilde opinião.
Já a ordem masculina é chamada de “
Irmãos Contemplativos” que vivem em septos mais afastados e juraram silêncio
. *Nesses lugares, apenas o “Irmão Mais Velho” pode falar.
Tanto homens como mulheres podem ser sacerdotes, sendo chamados de
“septões” e
“septãs” e são os principais servos da
“Fé”, tendo um papel semelhante ao dos sacerdotes e sacerdotisas de outras religiões.
Esses septões e septãs obedecem a votos primários de celibato, servindo a cada um dos aspecto dos
“Sete” sem nunca fugir de suas obrigações.
Ao contrário da adoração dos Deuses Antigos, a
“Fé” tem um clero bem organizado e com uma complexa hierarquia interna.
CURIOSIDADE 3: A Fé é liderada por um conselho com os mais Altos Septões e Septãs conhecidos como os Mais Devotos, estes por sua vez seguem o governo do Alto Septão. *Normalmente o Alto Septão é eleito entre os Mais Devotos, mas isso não é uma condição necessária, ele também pode ser indicado por uma rei regente ou por voto popular. O Alto Septão que reside no “Grande Septo de Baelor”, na cidade de Porto Real. As septãs, estão disposta em várias ordens de devoção: podem ser classificdas como brancas, cinzentas ou azuis, mas não é revelado a que face do deus elas estão ligadas em servidão; as Septãs normalmente servem em fortalezas da nobreza, como governantas e tutoras; Já o clero masculino composto pelos septões, pertencem a várias ordens de devoção cada uma ligada a um aspecto dos Sete e muitos usam adornos para exemplificar a qual deus segue mais arduamente.
As Cerimônias são realizadas sempre pelo membro masculino mais alto do clero no local e os rituais mais comuns são os seguintes:
O batismo de uma criança é um momento muito importante e é realizado com os mesmo rituais da
coroação de um rei, porem, são utilizados sete óleos de origem diferente para cada ritual,
sendo os óleos reais mais raros e muito mais nobres para a cerimônia de Coroação Real.
Os rituais fúnebres das Irmãs Silenciosas são misteriosos e pertencentes apenas a ordem, sabe-se apenas que:
usam capuzes que cobrem suas cabeças e véus que cobrem todo o rosto, exceto os olhos.
Durante os
“Julgamentos por Combate”, os Sete são invocados
para intervir do lado do combatente que defende o lado justo, dessa forma, mesmo que o acusado seja aparentemente culpado, se ele ou seu campeão representante, sair vitorioso do combate, seus pecados são esquecidos e ele não tem mais que arcar com as conseqüências de seus atos.
* Diz-se que a vontade dos Sete favorece o vencedor em um julgamento por combate.
Na cerimônia para “
Sagrar um Cavalheiro”, um escudeiro deve passar uma noite em vigília num septo e ser ungido e nome dos
“Sete”, somente depois desse ritual ele passa a ser considerado um
“Cavalheiro dos Sete”; é por isso que há tão poucos cavalheiros nas regiões norte do continente pois há pouquíssimos Septos por lá: com exceção da
Casa Manderly de Porto Branco, fiel aos Sete e que mantêm seu “
Septo Nevado” a pratica de ungir Cavalheiros.
*Os guerreiros montados a cavalo, conhecidos como “cavaleiros” dedicam-se a um código de comportamento conhecido como cavalheirismo, fortemente influenciado pela Fé dos Sete e seus princípios, dessa forma ajudar os fracos e os injustiçados faz parte de seu juramento.
Já os casamentos são sempre conduzidos entre os altares do Pai e da Mãe. *Ritos especiais em regiões ricas podem apresentar hinos cantados por um coro de setenta e sete septãs. São cerimônias elaboradas e altamente ritualizadas: ocorrem tipicamente dentro de um septo e são presididas sobre por um septão; no início da cerimônia, a noiva é levada ao altar por seu pai, onde o noivo e o septão aguardam, o noivo coloca seu manto sobre os ombros da noiva e ambos juntam às mãos, que são amarradas junto com uma fita pelo septão, que diz:
“À vista dos Sete, eu selo estas duas almas, vinculando-as como uma, para a eternidade… olhem uns para os outros e digam as palavras”; neste momento a noiva e o noivo se voltam um ao outro e recitarem o seguinte voto em uníssono: “
Pai, Ferreiro, Guerreiro, Mãe, Donzela, Velha, Estranho, sou dele/ela e é meu/minha a partir deste dia até o fim dos meus dias”.
As
“Regras Sociais” são extremamente rígidas: a
“Fé” condena a homossexualidade, embora considere um pecado menor; o incesto é abominado, assim como o fratricídio (matar um parente) e a bastardia.
*pecados considerados de alto grau.
A
Fé dos Sete, também
mantém as leis da hospitalidade como regra social primordial: mantêm sagrado o bom comportamento junto a um hóspede e o seu acolhimento um para o outro.
No entanto é importante acrescentar que nas diferentes regiões dos
“Sete Reinos” suas regras podem sofre alterações de grau de importância
CURIOSIDADE 4: por exemplo temos o povo roinares, que ao chegar em Dorne absorveu a religião “dos Sete”, mas a adaptaram a seu modo mais livre de vida, deixando sem servidão as partes que não lhes agradava; assim, os Dorneses atuais seguem as regras da “Fé” de forma um tanto frouxa, principalmente com relação a bastardia e a homoxesualidade, trazem pouca ou nenhuma mancha social em Dorne. *Dorne tem o povo mais evoluído na minha opinião o/.
A Fé dos Sete é sem duvida a religião mais dominante do continente e exerce uma grande influencia sobre os domínios de Westeros. Em breve traremos um texto complementar sobre os estudos dos Meistres e os grandes misterios que envolve a Cidadela… bjos o/ fui!
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