Flamengo está no FIFA e no PES – mas como jogar com os jogadores reais?
Basicamente dois jogos dominam o mercado eletrônico de games quando o assunto é futebol: PES e FIFA. O primeiro é da empresa japonesa Konami, que investe pesado no mercado brasileiro; o outro é parceria do órgão máximo do futebol, que leva seu nome, com a gigante EA Games.
Naturalmente que existem muitas diferenças entre eles em vários aspectos, mas uma das mais notáveis é a presença/ausência de times brasileiros. Um dos gigantes nacionais, o Flamengo, é figurinha carimbada do game da Konami, mas agora aparece também no FIFA por este ter comprado os direitos de games eletrônicos da Copa Libertadores para 2021. Leia mais sobre o Flamengo
Você sabe as diferenças entre PES e FIFA? Mais importante, você sabe como superar as dificuldades e jogar com o time do Flamengo (ou outro dos seus favoritos) usando os jogadores de verdade, como todos querem? Confira a seguir.
- Evan Peters protagonizará ‘Monster: The Jeffrey Dahmer Story’ da Netflix
- Disney divulga trailer da sua nova série original ‘Big Shot’
- Viúva Negra e Cruella ganham data de lançamento no Disney+
Jogabilidade e possibilidades diversas
Como não é nada incomum no mercado de videogames, certas empresas, franquias e games concorrentes refletem sua competitividade no mercado consumidor. É o caso nos jogos eletrônicos de futebol, dominados há décadas pelas empresas Konami e EA Games.
Geralmente, os fãs de PES são fiéis e não jogam FIFA, e vice-versa. Essa situação, porém, se tornou mais complicada nos últimos anos, quando a questão do licenciamento de imagem (de times e jogadores separadamente) começou a se tornar mais relevante.
Isso representou uma charada para ambas as empresas resolverem. Um belo dia, por exemplo, os torcedores do Arsenal e do Chelsea viram surgir North London e London FC no PES, com uniformes parecidos e os jogadores com os nomes corretos, mas sem brasão, patrocinador e, é claro, o nome real.
O mesmo se deu no FIFA nos últimos anos, que perdeu, por exemplo, a Juventus – passou a ser chamada de “Piemonte Calcio”, e Cristiano Ronaldo estava lá, ostentando o uniforme do time fictício. Em suma, não é novidade para ninguém.
O que é novidade é o fato que ocorreu nas edições FIFA 21 e PES 2021: o Flamengo, com nome e uniforme oficial, está em ambos. A estranheza se deu mais por parte dos jogadores do FIFA, que se acostumaram com a ausência do Rubro-Negro carioca – via de regra, aliás, o FIFA costuma ser jogado com clubes internacionais.
O nome está lá, assim como o brasão e até o patrocínio, mas o nome dos jogadores não, nem um rosto que pudesse ser chamado de similar. Já no PES o time do Rio está completo e intacto, como o torcedor gosta de ver. Quer dizer que só se pode jogar com qualidade com o Flamengo no PES? Não necessariamente.
- Spinoff de ‘The Boys’ adiciona novos membros ao elenco
- Quem é o Torres de Falcão e o Soldado Invernal nos quadrinhos
- Vale a pena assistir ‘Sky Rojo’ na Netflix?
Macetes e dicas
Foi a Libertadores da América quem trouxe consigo o Flamengo – bem como diversos outros times que não estavam licenciados originalmente – para o FIFA. A oportunidade de jogar a versão eletrônica oficial da competição é um fator de tentação bem grande para quem estiver escolhendo entre os games, aliás.
Claro que a jogabilidade é um fator importante, mas o torcedor flamenguista que quiser usar seu time do coração no FIFA agora tem essa possibilidade, uma novidade importante em relação aos últimos anos.
O que fazer, porém, para lidar com um elenco composto de bots aleatórios e de nomes estranhos? Se isso de fato interessar recriar o elenco recente do Rubro-Negro, o caminho é criar e personalizar atletas. O PES oferece uma aba de edição na qual é possível mexer em basicamente tudo – inclusive aparência, nome e habilidades. Com paciência e dedicação, é possível recriar titulares e reservas.
Note que não é possível jogar com esses jogadores customizados online, mas nos modos off, incluindo a Libertadores do game, é perfeitamente aceito.