XÔ PRECONCEITO | Os filmes da Sessão da Tarde que amamos e que falam sobre preconceito!

SESSÃO NOSTALGIA COM RESPONSABILIDADE!

A Sessão da Tarde foi responsável por nossos dias serem tão divertidos e alguns dos filmes acabaram se tornando nossos queridinhos. Porém apesar desses filmes nos fazer rir e chorar com suas histórias, eles também trazem alguns temas sérios como preconceitos, por exemplo. Mesmo com a trama aparentemente boba, esses filmes nos ensinam alguns lições como, por exemplo,  não julgar os outros e outras coisas bem importantes.

Me conta nos comentários no final do post se você já conferiu algum filme da lista e se curtiu – adoramos saber o que você achou deles!

A GAROTA DE ROSA SHOCKING (1986)

Quando a jovem Andie é convidada por um dos estudantes mais ricos e populares da escola para sair e os dois iniciam um romance, ela se vê oprimida pelos melhores amigos do rapaz. O casal então precisa enfrentar as barreiras de um relacionamento marcado pelas diferenças sociais. A questão da classe social é um tema recorrente em vários filmes e é claro que sabemos o que o amor não vê cor e muito menos a conta bancaria.

NUNCA FUI BEIJADA (1999)

Neste filme, a jornalista Josie, de 25 anos, se infiltra numa escola de ensino médio para tentar escrever uma grande matéria sobre a vida dos adolescentes. Essa façanha é bem discutível e para completar um dos professores da garota se apaixona por ela, acreditando que a jornalista ainda tem 17 anos. Um dos problemas centrais que o filme abora é o bullying que Josie sofre por falta de aceitação e por isso tenta o tempo todo se encaixar com pessoas “populares”.

LEGALMENTE LOIRA (2001)

Elle Woods namora o mais bonito garoto de seu colégio, com quem ela planeja se casar no futuro. Mas Warner, seu namorado, vai estudar Direito na Universidade de Harvard e acaba trocando Elle por outra garota. Totalmente decidida, Elle vai atrás do seu ex-namorado para tentar reatar seu namoro. O filme estereotipa a personagem pela sua beleza e pelo seu corpo mas ninguém consegue levar Elle à sério de verdade. Porém a personagem se mostra forte e inteligente e com isso vira uma grande advogada de respeito!

O AMOR É CEGO (2001)

Na trama, Hal (Jack Black) é hipnotizado e passa a ver as pessoas segundo sua beleza interior. Por isso, ao conhecer Rosemary, uma jovem com obesidade mórbida e muito gentil, ele começa a vê-la magra, com um corpo acima do padrão. O filme de comédia chama atenção para um tema crítico: a gordofobia. Primeiro, o protagonista não é magro; e segundo quem disse que é preciso ser magra para ser bonita? O preconceito é bem forte no filme, já que os amigos de Hal não estão hipnotizados, veem a garota como ela realmente é acabam caçoando dele.

MENINAS MALVADAS (2004)

O ícone dos anos 2000: Meninas Malvadas. Além de enfatizar os padrões de beleza e aceitação social, também reforça a antiga ideia de que mulheres são inimigas e devem concorrer entre si.

ELA É O CARA (2006)

Neste filme super-engraçado, uma das melhores jogadoras do time de futebol, Viola, não se conforma com a extinção do esporte em sua escola. Sua única chance de continuar jogando é assumir a vaga de seu irmão gêmeo no time dele e, como era de se esperar, arrumar muita confusão. No filme podemos perceber a desvalorização sobre meninas que adoram futebol ao mesmo tempo que o machismo em várias áreas é amplamente abordado.

Quais outros filmes que vocês assistiram que passam uma mensagem ou que falam sobre preconceitos? Deixem aqui nos comentários suas opiniões!

Clique aqui para se Inscrever no nosso canal do Youtube e ficar ligado (a) nas últimas novidades!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

klik88