Festival do Rio anuncia os longas para a Première Brasil
De 3 a 13 de outubro, 51 longas nacionais concorrem ao troféu Redentor em diversas categorias, todos inéditos em circuito comercial
A contagem regressiva já começou para a maior janela do cinema brasileiro. O 26° Festival do Rio anuncia os longas selecionados para as mostras da Première Brasil. A cinematografia do país estará representada em sua diversidade, reunindo obras inéditas de diretores consagrados e novos expoentes, nas mostras competitivas Competição Oficial e Novos Rumos – que concorrem ao Troféu Redentor – e nas seleções especiais Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas. Ao todo, o Festival do Rio recebeu 752 inscrições em 2024 – 530 curtas e 222 longas.
A Première Brasil promove a formação de público com a realização de sessões e debates abertos ao público com elenco e equipe dos filmes, com ingressos a preços populares, além de sessões de gala para convidados e público. As sessões populares com debates são realizadas no clássico Cine Odeon – CCLSR, localizado na Cinelândia, região Central da Cidade e proporcionam uma troca com o público, para além das telas dos cinemas. As cinco mostras dedicadas ao cinema nacional também reúnem coproduções com outros países, clássicos restaurados e curtas em competição– a serem anunciados nos próximos dias. São 31 estreias mundiais e inúmeras estreias nacionais, exibidas na Première Brasil, considerada a principal vitrine do cinema nacional.
Cinema por toda a cidade
Em sua 26ª edição, o Festival do Rio ocupará – como tradicionalmente acontece – diversos espaços na cidade, entre cinemas e espaços de projeção alternativos programação cultural intensa que promete agradar os mais variados gostos. Este ano, a sede do festival volta a ocupar o Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio de Janeiro, um espaço de cinco mil metros quadrados, onde será oferecida uma programação especial de encontros e debates para o público mediante inscrição prévia on-line, sempre divulgada no site do festival e em suas redes sociais. A sede do Festival também abrigará o RioMarket – área de mercado e negócios do Festival – e receberá centenas de profissionais do audiovisual brasileiro e internacional.
O Cinema Circulação traz uma novidade: agora fazem parte da programação as salas recém- reformadas do Circuito da Prefeitura do Rio: Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília (Complexo do Alemão), e Ponto Cine Guadalupe. Além disso, o Festival do Rio segue com o compromisso de avançar nas metas de inclusão de pessoas com deficiência, com a ampliação de exibição de conteúdos acessíveis em todas as linguagens, em parte da programação.
Fique de olho: Em breve será anunciada a programação internacional, com filmes exibidos nos mais importantes festivais do mundo e inéditos no Brasil.
O Festival do Rio conta pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “A parceria com o Festival do Rio reflete uma das nossas maiores motivações para investirmos no setor cultural: o fato de acreditarmos na cultura como vetor de transformação da sociedade. O Festival desempenha um papel fundamental para o audiovisual brasileiro: aqui diferentes agentes do setor se encontram para discutir tendências e desenhar o futuro. É um orgulho para Shell seguir contribuindo com este grande encontro”, comenta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Shell Brasil.
Acompanhe também conteúdos diários em nossos canais do Youtube, Instagram e Tiktok
Para apoiar nosso trabalho, acesse catarse/crisepanda 😉