‘A Festa de Formatura’ ensina, encanta e engrandece
Existem filmes que simplesmente não tem como dar errado. Seja pelo elenco, pela trama, pela direção ou até mesmo pelos três previamente mencionados, juntos em uma única produção. Não há como dar errado algo que tenha Meryl Streep, Nicole Kidman e James Corden no elenco, uma direção de Ryan Murphy e uma trama corajosa e bonita, necessária diante do mundo intolerante em que vivemos hoje. A Festa de Formatura é a adaptação de um musical da Brodway, inspirado em uma história real. Enquanto a vida contou a história de Constance, o filme nos apresenta Emma, aqui vivida por Jo Ellen Pellman.
Quando Constance McMillen foi impedida de participar da festa de formatura da escola com sua namorada, ela certamente não imaginou que sua história seria transformada em um musical da Broadway e futuramente em um filme da Netflix. E ainda mais, afinal, existem grandes possibilidades que A Festa de Formatura esteja entre os enviados da Netflix ao Oscar 2021. Assim como aconteceu no filme, ela foi perseguida na escola, sofreu bullying e ainda teve o sonho do baile arruinado quando pais organizaram um baile falso para ela, sua namorada e outros alunos portadores de necessidades especiais. Não, não estamos diante de um filme dos monstros de Guillermo del Toro. Estamos falando de seres humanos, desprezíveis e capazes de uma atitude absurda e revoltante como essa.
O Filme
Na história de Murphy, quatro atores fracassados da Brodway precisam de uma “boa causa” para voltar a ter sucesso. Após serem chamados de narcisistas e terem seu espetáculo humilhado pela crítica, eles acreditam que uma atitude “altruísta” irá traze-los de volta. Quando se deparam com a história de Emma no Twitter, veem ali a oportunidade perfeita. A jovem do interior de Indiana está sendo impedida de levar a namorada ao baile de formatura e a festa foi cancelada por causa disso. O quarteto formado por Streep, Kidman, Corden e Andrew Rannnells decide ir até Indiana lutar pela causa de Emma, mas não imaginavam o quanto teriam suas vidas mudadas depois disso.
A história traz uma temática extremamente importante, inserida dentro do espetáculo organizado por Murphy. O diretor usa e abusa de estereótipos, cores, glitter e muita, mas muita música. Ryan mistura cenas temáticas e estapafúrdias, com momentos importantes do roteiro, onde o brilho precisa ceder e dar lugar a seridade da situação. O filme começa chato, com muita música e pouco diálogo, dando ao público a vontade de pular para a parte em que a trama realmente vai começar. Quando o faz, traz lágrimas aos olhos e um sorriso digno de um espetáculo da Broadway.
- Filmes e séries que chegam em janeiro na Netflix
- MULHER MARAVILHA 1984: Bate papo sobre o filme (com spoiler)
- 5 Motivos para assistir ‘The Wilds’ no Prime Video
- Emily Beecham estrelará ‘1899’, nova série Netflix dos mesmos criadores de Dark
- Marvel Studios Anuncia Nova Série com estreia exclusiva no Disney+
- Vale a pena assistir ‘O Preço da Perfeição’ na Netflix?
O elenco
É impossível falar de A Festa de Formatura sem dar um espaço exclusivo para o elenco. E cada um merece um parágrafo próprio.
James Corden entrega o melhor papel de sua vida, mostrando de uma vez que é muito mais do que apenas um motorista de Karaoke. Não apenas pela voz incrível, mas também por uma atuação digna de indicações ao Oscar. Como Barry, ele nos leva às lágrimas, arranca sorrisos e nos traz uma sensação imensa de querermos ser amigos de James Corden. E o que falar de seus passos de dança? Palmas para James Corden, em minha opinião, a melhor e maior surpresa do filme.
Meryl Streep é Meryl Streep senhoras e senhores, não há como não ser minimamente perfeito. Ela interpreta “Dee Dee Allen”, a líder do quarteto e também uma das protagonistas do filme. Meryl rouba a cena por onde passa, isso já sabemos, mas não estávamos preparados para o show de voz que a atriz nos dá. Além da atuação estupenda e brilhante, Meryl dá um show a parte como cantora, alcançando notas e agudos dignos de uma cantora profissional. E aos 71 anos, mostra que está longe de estar pensando em se aposentar das telas. Com passos de dança incríveis, esbanja jovialidade e um talento que só Meryl Streep consegue nos dar. Que mulher!
Nicole Kidman e Andew Rannells fecham o quarteto e apesar de não terem o mesmo destaque que os outros anteriores, são fundamentais para que o filme tenha o impacto que tem. Os dois ganham suas músicas próprias para brilhar e Rannells entrega uma performance magnífica, com uma voz ainda melhor. Kidman faz aquilo que faz de melhor. Ela atua, dança, canta e ainda ganha espaço para ser a melhor amiga que qualquer um poderia ter.
Os supostos coadjuvantes do filme, interpretados por Keegan-Michael Key, Ariana DeBose e Kerry Washington também ganham seu momento para brilhar. Juntos, moldam o brilhante elenco de A Festa de Formatura e o resultado é um espetáculo. Fecham-se as cortinas e Murphy entrega um trabalho simplesmente incrível.
A Festa de Formatura está disponível na Netflix.