ENEM 2023: Sobre a redação e a economia do cuidado

Quase 4 milhões de pessoas se inscreveram para realizar as provas do ENEM 2023. O impacto sobre o tema da redação desse ano gerou discussões profundas de especialistas na internet.

Mulher trabalhando no notebook enquanto cuida dos filhos – Crédito: Canva

O ENEM 2023 teve início no último domingo (4) e trouxe à tona uma discussão já conhecida nos círculos feministas da internet brasileira, a economia do cuidado. De acordo com uma matéria da Forbes, as “mulheres teriam contribuído com US$ 10,9 trilhões para a economia global em 2020 se recebessem um salário mínimo pelas tarefas domésticas que realizam”. Tudo isso em se tratando de atividades cotidianas, consideradas “normais” no dia a dia de uma mulher.

A discussão vai além da prova do Enem e invade a economia, a educação, o plano de metas do governo, a saúde pública e, claro, o universo particular feminino. A exaustão é um estado emocional, psicológico e físico constante entre as mulheres e, ao avaliar profundamente todos os casos, o direcionamento à economia do cuidado é imediato.

Veja aqui nosso vídeo sobre a prova do ENEM 2023 e a economia do cuidado:

Capa do vídeo sobre a redação do ENEM 2023 no Canal Cris e Panda do Youtube

Veja mais conteúdos do nosso canal do Youtube

Acompanhe também conteúdos diários em nossos canais do YoutubeInstagram e Tiktok

Para apoiar nosso trabalho, acesse catarse/crisepanda 😉

situs klik88 ws168 https://pa-kualakapuas.go.id/ klik88 login slot gacor klik88 link slot scatter hitam link alternatif klik88 slot gacor hari ini rtp slot gacor situs tok99toto link slot gacor link alternatif tok99toto slot gacor 5k slot gampang menang slot idn situs klik88 slot mahjong daftar klik88 situs gacor slot gacor toto slot pg soft slot gacor maxwin slot idn slot toto daftar sbobet https://dprk-lhokseumawekota.go.id/