O que faz Eleven ser uma Supergirl em Stranger Things?

Um dos pontos-chave e mais comoventes da quarta temporada de Stranger Things foi a busca de Eleven entender seus poderes e o conhecimento sobre ser ou não uma pessoa do bem. Como antes ela era enaltecida por seus amigos por salvar o dia, quem era ela agora que não tinha mais seus poderes?

É um desafio viver em um mundo em que você não fazia parte e talvez isso tenha uma questão mais profunda quando olhamos para as pequenas coisas que a série vai colocando ao longo dos episódios.

Durante a temporada temos então a comparação de Eleven com a Supergirl e eu resolvi fazer um texto explicando o quanto genial foi comparar com essa heroína e não com a Mulher-Maravilha, por exemplo.

Supergirl ou Kara Zor-El é prima de Superman do planeta Krypton e uma das heroínas mais poderosas do universo. Super-Girl apareceu pela primeira vez como um personagem de ficção em Superman #123 por Otto Binder e Dick Sprange e foi recriada por Otto Binder e Al Plastino, aparecendo pela primeira vez na Action Comics # 252. (1959).

“Kara Danvers, também conhecida como Kara Zor-El, aos 12 anos de idade escapou de seu planeta Natal Krypton, pois o mesmo estava com seus dias contatos. Ao chegar na terra em uma nave espacial, foi adotada pela família Danvers, onde aprendeu a esconder seus poderes e a manter sua verdadeira identidade secreta.”

Se compararmos com a história, a personagem de fato está nessa saga vivendo uma vida como uma clássica personagem heroína com super poderes, assumindo a identidade de Jane, tudo isso para fugir de pessoas poderosas que querem prendê-la já que ela é uma ‘arma poderosa’.

O ponto de virada com a heroína está na revelação sobre a origem de seus poderes: Ao entendermos a origem de Vecna, como o experimento 001 do laboratório de Hawkins e mostrando ao telespectador o personagem com os mesmos poderes de Eleven, dá para equiparar os personagens (pelo menos em nível de poderes) a igualdade e os desafios que temos entre a Supergirl e o Superman.

Como você se diferencia tendo um ser mais velho e ligado a sua história? Como Eleven não pensaria ser uma vilã de fato, se as mesmas dores e vivência ela compartilhou com 001?

Assim como na série ou em quadrinhos, Supergirl difere de seu primo exatamente por seus amigos e pela família adotada, ela descobriu um caminho diferente de Clark e talvez por observar o que o primo se tornou, teve mais chances de entender quem ela era e quem ela gostaria de ser.

A garota após sair do laboratório passa a viver com um grupo de meninos nerds, porém, é a partir da chegada de Max que temos uma virada de chave com a personagem se tornando cada vez mais ela e não o que as pessoas esperam que ela seja. E a convivência com uma amiga, essa irmandade que a personagem carrega é o que faz ela se distanciar do lado “obscuro” de seus poderes. Enquanto Vecna usou as memórias ruins para deixar Max mais vulnerável, Eleven conseguiu de alguma forma salvar Max através de momentos felizes que às duas tiveram juntas.

Supergirl é uma das personagens mais fortes do universo da DC Comics e tenho certeza que agora que Eleven perceber que seus poderes são fortes por conta de seus amigos e família, não vai ter Mundo Invertido em que Vecna possa se esconder!

“Stranger Things 4” já está disponível na Netflix.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES

klik88