06 curiosidades sobre ‘De volta para o Futuro’
Um dos maiores clássicos da cultura pop, ‘De Volta Para o Futuro’ é aquele tipo de filme que encanta todas as gerações.
O longa estrou em 1985 nos cinemas norte-americanos e apresenta Marty McFly (Michael J. Fox), um adolescente de uma pequena cidade californiana, que é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Viajando no tempo em um carro modificado, Marty conhece versões jovens de seus pais e precisa fazer com que eles se apaixonem, ou então ele deixará de existir. Para complicar, Marty precisa voltar para casa a tempo de salvar o cientista.
1. Máquina do tempo
Antes de escolherem o DeLorean como o veículo da viagem no tempo, os produtores do filme cogitaram até mesmo uma geladeira nas primeiras versões do roteiro. Porém, eles ficaram com medo que as crianças brincassem de viajar no tempo em casa e acabassem trancadas nos refrigeradores.
2. Homenagens a clássicos da ficção científica
Apesar de haver uma certa rivalidade entre os fãs de “Star Wars” e “Star Trek”, a homenagem às duas sagas é uma unanimidade. Em 1955, Marty McFly se apresenta como Dart Vader ao seu pai para convencê-lo a ir ao baile e, de quebra, faz a saudação vulcana.
3. Cachorro de verdade?
Você se lembra que Doc Brown coloca um cachorro dentro do DeLorean para testar a viagem no tempo? Pois então, nas cenas à distância, trata-se de uma pessoa fantasiada de cachorro! Só vemos um cão de verdade quando a cena é em close.
4. Skate com especialista
O esporte não era muito popular quando o filme foi gravado, mas os produtores tiveram a ajuda de um nome que viria a se tornar uma lenda do skate: Tony Hawk.
5. Idade dos atores
Michael J. Fox é apenas dez dias mais novo que Lea Thompson, que interpreta sua mãe no filme. Além disso, ele é três anos mais velho que o ator que faz seu pai, Crispin Glover!
6. Palíndromo
O nome completo do cientista é: Doc Emmett Lathrop Brown e esconde algumas brincadeiras. Lido de trás pra frente, Emmett fica parecido com “time” (“tempo”, em inglês), e Lathrop forma a palavra “portal”.