CORONAVÍRUS | Chile anuncia fechamento de fronteiras!

O Presidente da República do Chile, Sebastián Piñera, anunciou que o Chile passou para estágio 4 do coronavirus. Nele, ocorre a circulação viral e a transmissão comunitária da doença. Por consequência, foi determinado que, a partir de quarta-feira, 18 de março, todas as fronteiras terrestres, marítimas e aéreas do Chile serão fechadas para a entrada de estrangeiros. Cidadãos chilenos e residentes permanentes no Chile vindos de locais de alto risco podem entrar no país passando pela Alfândega Sanitária e respeitando uma quarentena obrigatória de 14 dias.

O isolamento

Para chilenos e residentes permanentes do país, as autoridades de Saúde indicam que o mesmo poderá ser realizado em residências particulares. Pessoas podem ficar com a família e/ou amigos. Além disso, o transporte entre aeroporto e acomodação deve ser realizado de acordo com os protocolos que a Autoridade de Saúde do país indicará no momento em que o viajante entrar no país.

Para impedir a propagação desse vírus, declarado pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Governo também determinou que apenas eventos públicos estritamente necessários e com uma participação máxima de 50 pessoas podem ser realizados. Foi recomendado também evitar qualquer viagem ou deslocamento que não seja estritamente necessário, preferindo a permanência em casa.

 

Diversos países estão adotando medidas similares às chilenas em relação a pandemia do Coronavírus.

LEIA MAIS SOBRE MUNDO