Copa América 2021, um torneio com mudanças
Por causa da pandemia do Covid-19 que castiga o mundo, em 2020 muitos torneios esportivos sofreram cancelamentos e modificações. Uma das competições prejudicadas foi a Copa América.
Diante desta situação, a CONMEBOL, órgão que administra o torneio, trabalhou junto com confederações futebolísticas de diversos países para desenvolver diferentes protocolos de saúde e segurança para poder continuar oferecendo o espetáculo esportivo.
Além do prognóstico sobre quem será o vencedor desta tradicional competição, a edição 2021 da Copa América terá algumas particularidades. Vamos conhecê-las!
- ‘Assassination Nation’ tem cena pós-créditos?
- Sony Pictures fecha novo acordo, desta vez, com a Disney
- SOMBRA E OSSOS: 1ª Temporada melhora o livro e expande o universo criado por Leigh Bardugo
Copa América 2021: características e mudanças
Gosta do futebol? Já tem seu favorito para a copa mais prestigiada do continente americano? Então vamos conferir as particularidades desta edição que começa no dia 13 de julho.
Países organizadores
A primeira mudança que traz a Copa América do ano de 2021 refere-se à sede da competição. Pela primeira vez desde 1983, o torneio será sediado por mais de um país. Na primeira metade de 2020, o conselho da CONMEBOL ratifica que os países organizadores seriam a Argentina e a Colômbia.
A Copa iniciará no dia 13 de junho com os jogos Argentina-Chile, que acontecerá em Buenos Aires, no Estádio Monumental Antonio Vespucio, e Paraguai-Bolívia, que será em Mendoza no Estádio Malvinas Argentinas.
O resto das partidas se disputará na Argentina e na Colômbia, onde também se jogará a final da competição, no dia 10 de julho, no Estádio Metropolitano de Barranquilla.
Ausência de convidados
Outra das modificações que traz a edição 2021 é a ausência de equipes convidadas. Embora no início a Austrália e o Qatar iriam fazer parte do torneio por serem os últimos campeões da Copa da Ásia, as restrições impostas pelo Covid-19 obrigaram a cancelar sua participação.
Em consequência, em 2021 não haverá nenhuma equipe adicional no torneio, além dos 10 times americanos que se classificaram.
Câmbio de ano
A Copa América sempre se jogava durante os anos ímpares. No entanto, em 2018 se estabeleceu que a partir da edição 2020 o torneio se jogaria nos anos pares, ao igual que o Campeonato Europeu de Futebol.
Devido a que no ano passado o torneio foi cancelado, a regra começará a estar vigente a partir deste ano.
- Quem é o Mandarim, o vilão de Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis?
- Como os 10 Anéis podem ser as novas Joias do Infinito?
- Filmes e séries que chegam em maio na Netflix
Forma de disputa
A partir da edição 2021, o Conselho da CONMEBOL decidiu modificar a forma de disputar o torneio. Ele acontecerá em dois grupos de 5 equipes cada um, agrupadas segundo a distribuição geográfica dos Estados participantes. O Grupo A será a Zona Sur, enquanto o Grupo B, a Zona Norte. A posição de cada um dos times foi definida por sorteio.
Dentro do Grupo A participarão Argentina, Bolívia, Uruguai, Chile e Paraguai, e no Grupo B estarão presentes Colômbia, Brasil, Venezuela, Equador e Peru.
Após disputar os encontros da primeira fase, apenas quatro equipes de cada pentagonal se classificarão para a etapa final, depois de jogarem as partidas de quartos de final, semifinal e, por último, final.
A diferença do que acontecia nas edições anteriores, o novo formato de jogo implica a disputa de 28 encontros, 2 mais do que na organização aplicada anteriormente, e o mínimo de 4 jogos por secção.