CLICKBAIT se utiliza do suspense para criticar a forma como nos portamos na internet
Clickbait, nova série australiana da Netflix, chega no próximo dia 25 e mergulha profundamente no suspense cibernético e entrega uma reviravolta surpreendente.
A produção usa Nick Brewer, um homem que ama sua família e assim como qualquer indivíduo possui problemas na sua vida. Nick trabalha como fisioterapeuta em uma escola de ensino médio, e que misteriosamente aparece em um video, online, segurando um cartaz. Ferido, ele segura uma placa dizendo abusar de mulheres, e que quando o vídeo chegasse a 5 milhões de visualizações ele morreria. Repugnantemente como a internet é, imediatamente o vídeo se torna viral, fazendo então, jus a título de Clickbait.
Com oito episódios acompanhamos nesta minissérie uma crítica ferrenha ao poder das mídias sociais e como elas podem trazer impactos para o bem, mas também para o mal, como uma surreal cascata de acontecimentos interligados por canceladores e justiceiros cibernéticos que fazem com que sua verdade seja absoluta mesmo que equivocada.
Clickbait pisa com os dois pés no universo sombrio da tecnologia, mostrando que esse fetiche por consumir desgraças ou infelicidades, não somente é um impulsionador, como também nos faz tão culpados, quanto os que deram origem ao caos, deixando claro que se esconder atrás de um nickname não nos faz inocentes, só cria um abismo coberto por um véu nebuloso de negação.
Ao longo dos episódios, focados em cada um dos personagens e como eles estariam conectados aos eventos que culminaram no vídeo, desmembramos uma cadeia de causa e consequência, onde todos podem ser suspeitos. As reviravoltas são suficientemente sólidas e promissoras para nos manter na frente da tela, e no final… Vale mesmo a pena!
Em suma, é surreal ver a desgraça de uma familia acontecer por mero capricho… É mais ainda assustador perceber que isso não está tão longe de nós. É igualmente surreal perceber quantas pessoas já perderam tudo que tem, e até mesmo desistiram de viver por fatos deturpados fomentados nas redes sociais, cabendo somente a nós reflexão.
O programa lança uma lupa de alerta na forma que lidamos e nos portamos nas redes, no melhor estilo chocar para sensibilizar, principalmente se você se permitir ir através das entrelinhas.
CLICKBAIT, chega em 25 de agosto, na Netflix!
LEIA MAIS SOBRE SÉRIES