Jeremy Tardy anuncia saída de ‘Cara Gente Branca’ por discriminação racial

O ator Jeremy Tardy anunciou através de suas redes sociais sua saída da série ‘Cara Gente Branca‘ exibida na Netflix e produzida pela Lionsgate.

O Motivo? Tardy acusa a produtora de discriminação racial:

Unfortunately I will not be joining NETFLIX’s Dear White People for its fourth and final seasondue to my experience…

Publicado por Jeremy Tardy em Sexta-feira, 11 de setembro de 2020

“Infelizmente não voltarei para a quarta e última temporada de Cara Gente Branca da Netflix por conta da minha experiência com a Lionsgate e suas práticas de discriminação racial.

Após receber a oferta para retornar para alguns episódios, minha equipe foi notificada que nossa contra-oferta não seria considerada e que a oferta inicial seria “a mais alta e final”. Essa notícia foi perturbadora porque um dos meus colegas brancos – sendo um verdadeiro aliado – revelou que eles fizeram a mesma oferta inicial e negociaram uma contra-oferta de forma satisfatória. Minha equipe revelou essa questão para a Lionsgate e os produtores mantiveram sua posição de que o ator branco estava disponível para negociações enquanto eu não estava – independente dos meus créditos e experiência.

Com essa informação, seis membros do elenco recorrente, incluindo eu mesmo, nos organizamos juntos para negar as ofertas iniciais da Lionsgate na segunda-feira 31 de agosto.

Nossa intenção foi fazer um movimento poderoso como unidade no processo de negociação e, mais importante, nos posicionarmos no princípio básico de que essa não é simplesmente uma questão monetária. Estávamos todos cientes da notória disparidade salarial entre pessoas negras e nossos colegas brancos nas séries da Netflix e da Lionsgate; então isso tornou flagrantemente óbvio. Entretanto, nosso poder de barganha coletivo foi minado por ofertas paralelas e falta de transparência. Essas táticas levaram alguns indivíduos a assinar contratos antes de o grupo coletivo receber um proceso de negociação justo e igualitário.

Essas empresas recentemente lançaram comunicados e até doações em apoio ao movimento Black Lives Matter. Estou denunciando suas práticas vergonhosas de discriminação e desigualdade racial tendo em mente como eles sempre desvalorizaram e rebaixaram pessoas negras. Ser politicamente correto da boca pra fora com gestos simbólicos não te absolvem da responsabilidade diária de fazer negócios de uma maneira igualitária e justa.

O fato que isso ocorreu nos bastidores de um programa cujo propósito é abordar problemas sistêmicos do racismo e da discriminação se mostra a grande auge da hipocrisia.

Lionsgate. Netflix. Eu estou te vendo. Nós estamos te vendo.”

Através de um comunicado, a Lionsgate se pronunciou e negou as acusações: “uma negociação puramente financeira ligada a termos de contrato. A Lionsgate está comprometida a tratar de forma igualitada todos os seus talentos, indpendente de raça, gênero, idade ou orientação sexual. Estamos muito orgulhosos de Cara Gente Branca e seu espaço na conversa nacional sobre igualdade racial e justiça social, e estamos ansiosos para iniciar a produção da quarta temporada”. [Via Deadline]

As mais refinadas faculdades americanas podem representar uma enorme carga de estress para seus alunos. Tensões sociais, a pressão acadêmica e o medo que vem com a chegada à idade adulta podem ser aterrorizantes. Pior que isso, só se você for um afro-americano, tendo que lidar com os alunos majoritariamente brancos e os estigmas associados a você pela sociedade.

Todas as temporadas de ‘Cara Gente Branca’ estão disponíveis na Netflix.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES