CADÊ VOCÊ BERNADETTE? | Uma aula de Cate Blanchett no cinema!

CADÊ?

 Muitas vezes nos pegamos enganados pelo título de um filme ou de um livro. Cadê Você Bernadette? não me parecia ser nem um pouco do que foi. Os cartazes estampando o rosto de Cate Blanchett de forma divertida não revelam nem metade da densidade e complexidade do filme. Uma mulher que abandonou e desistiu de si mesma, sabendo que precisa se encontrar. Mas de onde tirar forças e inspiração?

Bernadette

Bernadette Fox é uma das maiores arquitetas do país. Além de todo o talento em desenhar e pensar em grandes esboços, ela tem uma característica única. Para criar um grande projeto, ela precisa vive-lo, literalmente. Bernadette se muda para o local da construção e ali fica por um tempo, tentando entender o lugar e o que precisa para dar vida àquele pedaço de terra.

Após transformar uma antiga fábrica abandonada em um lugar habitável e muito estiloso, o trabalho de Fox virou alvo de todos os programas de televisão ao redor do país. Logo o nome de Bernadette Fox passou a circular em manchetes de jornal e a figura da mulher arquiteta inspirou muitas outras. O que ela esqueceu, entretanto, foi de inspirar a si mesma.

Elgie

Após conhecer o marido, Elgie (Billy Crudup), uma das pessoas mais importantes dentro da Microsoft, a paixão pelo trabalho foi diminuindo exponencialmente. A mulher antes cheia de vida e repleta de ideias, tornou-se uma pessoa amarga e apática. Bernadette desenvolveu paranoias, uma constante depressão e sentimentos contraditórios sobre si mesma.

A carreira de Elgie faz com que o casal tenha de se mudar de Los Angeles para Seattle. A transição de uma cidade agitada para o mundo cosmopolita de Seattle são um agravante na situação de Bernadette. Ela se sente sozinha e fora do ciclo social no qual suas vizinhas vivem. O único refúgio que tem é a filha Bee (Emma Nelson), sua melhor companhia e provavelmente uma das únicas que enxerga o potencial da mãe.

O filme

Cadê Você Bernadette? se destaca por dois principais fatores e ambos envolvem Cate Blanchett. O talento da atriz é tanto, que ela vagueia de um extremo de emoções para outro com facilidade. Como o próprio título já diz, todo o longa é voltado para a vida da mulher que está na tela, enfrentando seus desafios e problemas diários. Entender o filme é entender e criar empatia com Bernadette, assimilando suas palavras e expressões.

Outro ponto que precisa ser mencionado é a forma como o diretor, Richard Linklater, soube desenvolver sua história. Inicialmente o filme dá a ideia, errada, de que seguirá um ritmo lento e apático com a protagonista. E realmente segue, mas pelos motivos certos.

Precisamos enxergar o ritmo do longa como o ritmo de vida de Bernadette. Em seus momentos obscuros, amargos e antipáticos, o filme é arrastado e demora para engatar. Ao passo que a mulher começa a se descobrir, se reconhecer e se valorizar, mesmo estando entre toneladas de gelo, o cenário ganha um colorido e os tons pastéis de cenas anteriores, desaparece.

A protagonista

Tudo é pensado para refletir a personagem, desde a fotografia até o tom de voz no qual se desenvolvem os diálogos. Os questionamentos levantados pelas conversas entre marido e mulher, mãe e filha, pai e filha e os três juntos, nos levam a reflexão sobre nossa própria família. Quando passamos a enxergar Bernadette como uma mulher vítima da sociedade e de sua própria mente, ao invés de uma pessoa esnobe, o objetivo de Linklater é cumprido.

Cadê Você Bernadette? pode não estar entre os melhores filmes do ano em premiações, embora mereça. Os medos da personagem são nossos medos, com suas devidas proporções. Em um mundo predominantemente masculino, ver seus receios diante do sucesso do marido e o que isso causa em sua carreira, é doloroso. Mas acima de tudo, ao final só queremos aplaudir Bernadette e agradece-la por aquilo que acabamos de assistir.

O elenco

O diretor assina o roteiro ao lado de Holly Gent e Vincent Palmo Jr., cuja história baseou-se no livro homônimo de Maria Semple. Além dos nomes já mencionados, algumas participações especiais vem para coroar a produção. Nomes como Laurence Fishburne, Zoe Chao, Steve Zahn, Judy Greer, Kristen Wiig e Troian Belisario, trazem tramas paralelas fundamentais a história principal.

Cadê Você Bernadette? está em exibição nos cinemas. 

VEJA MAIS SOBRE FILMES

klik88 ws168 https://pa-kualakapuas.go.id/