BIG FESTIVAL | Maior evento de jogos independentes da América Latina anunciou os 45 finalistas da premiação!
O EVENTO TEVE 617 GAMES INSCRITOS, MAS APENAS 45 CHEGARAM À FINAL!
Os games finalistas do BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) já estão definidos. O maior evento de jogos independentes da América Latina anunciou hoje os 45 títulos que irão compor sua premiação internacional. O game chileno The Deadly Tower of Monsters, da desenvolvedora ACE Team, lidera as indicações, concorrendo em quatro categorias, incluindo a de Melhor Jogo. Os vencedores serão divulgados em 29 de junho, na cerimônia de premiação, no Centro Cultural São Paulo. Neste ano, o BIG recebeu inscrições de 617 jogos de 54 países diferentes, sendo mais da metade (321) desenvolvidos no Brasil. Na fase classificatória, os títulos foram escolhidos por profissionais especializados em games e entretenimento digital. Os jogos de PC também dominaram as inscrições, com 57,7%, seguidos dos jogos para dispositivos móveis, com 31,6%. Os finalistas competirão em 11 categorias: Melhor Jogo, Melhor Jogo Brasileiro, Melhor Jogo da América Latina, Melhor Som, Melhor Arte, Melhor Narrativa, Melhor Gameplay, Inovação, Melhor Jogo Educacional ou de Impacto Social, Melhor Jogo de Realidade Virtual e Voto Popular. Entre eles, estão 14 jogos brasileiros. Ao todo, serão distribuídos R$ 45 mil em prêmios, divididos da seguinte forma: Melhor Jogo (R$ 10 mil), Melhor Jogo Brasileiro (R$ 10 mil), Melhor Jogo da América Latina (R$ 10 mil), Melhor Jogo Educacional ou de Aprendizagem (R$ 5 mil), Melhor Jogo VR (R$ 5 mil). Os outros R$ 5 mil irão para o game eleito pelos visitantes do evento, que no ano passado recebeu mais de 18 mil pessoas. A entrada é gratuita e o público pode testar todos os jogos finalistas. Além de disputar a categoria Melhor Jogo, The Deadly Tower of Monsters, concorre em Melhor Arte, Melhor Som e Melhor Jogo da América Latina. Necrosphere, da desenvolvedora Cat Nigiri, de Florianópolis, foi o título brasileiro com mais indicações: Inovação, Melhor Gameplay e Melhor Jogo Brasileiro, categoria em que a empresa também concorre com o jogo Keen. O título vencedor da categoria Melhor Jogo Brasileiro receberá, além da premiação em dinheiro, uma bolsa para participar da Casual Connect USA 2018, de 16 a 18 de janeiro, no Disneyland Resort, na Califórnia, e um plano de divulgação IGN Brasil no valor de R$ 50 mil. No ano passado, quem venceu nesta categoria foi Starlit Adventures, da Rockhead Games. Em 2016, o BIG Festival consagrou uma produção nacional em sua principal categoria. Horizon Chase, game de corrida para dispositivos móveis desenvolvido pela Aquiris Game Studio, foi o vencedor do prêmio de Melhor Jogo. Confira abaixo a lista de finalistas do BIG Festival divididos em categorias: Melhor Jogo Premiação R$ 10 mil- The Deadly Tower of Monsters (ACE Team), do Chile
- Death Squared (SMG Studio), da Austrália
- Figment (Bedtime Digital Games), da Dinamarca
- Overcooked (Ghost Town Games), da Grã-Bretanha
- Wuppo (Knuist & Perzik), da Holanda
- Esquadrão 51 (Márcio Rosa)
- Necrosphere (Cat Nigiri)
- Starlit Archery Club (Rockhead Games)
- NEXT JUMP: Shmup Tactics (Post Mortem Pixels)
- Warlock’s Tower (Midipixel)
- Distortions (Among Giants)
- In Extremis (LNDFRR)
- Keen (Cat Nigiri)
- Sword Legacy: Omen (Fableware Narrative Design e Firecast Studio)
- Legend of the Skyfish (Mgaia Studio)
- 64.0 (Rebel Rabbit), do Perú
- The Deadly Tower of Monsters (ACE Team), do Chile
- ETHEREAL (Nonsense Arts), da Argentina
- Sweet Meat (OneEyeAnt), da Argentina
- UnderHero (Paper Castle Games), da Venezuela
- Ishmael (Necessary Games), dos Estados Unidos
- Jump, Step, Step (Thang Phung Dinh & Dzung Phung Dinh), do Vietnã
- Leis para Todos (Supernova Games), do Brasil
- Lucro S/A (Universidade Feevale – Laboratório de Objetos de Aprendizagem), do Brasil
- Orwell (Osmotic Studios), da Alemanha
- SUPERHOT VR (SUPERHOT Team), da Polônia
- A Lost Room (Cruel Byte), do Brasil
- Redout (34BigThings), da Itália
- The Price of Freedom (Construct Studio), dos Estados Unidos
- Figment (Bedtime Digital Games), da Dinamarca
- The Deadly Tower of Monsters (ACE Team), do Chile
- Esquadrão 51 (Márcio Rosa), do Brasil
- Beat the Game (Worm Animation), dos Estados Unidos
- Four Last Things (Joe Richardson), da Grã-Bretanha
- Vignettes (Skeleton Business), da França
- Old Man’s Journey (Broken Rules), da Áustria
- Detention (Red Candle Games), de Taiwan
- Beholder (Alawar Entertainment), da Rússia
- A Place for the Unwilling (AlPixel Games), da Espanha
- An Afternoon Rippling (Mars Lizard), dos Estados Unidos
- Milkmaid of the Milky Way (Machineboy), da Noruega
- Wuppo (Knuist & Perzik), da Holanda
- Figment (Bedtime Digital Games), da Dinamarca
- Orwell (Osmotic Studios), da Alemanha
- Old Man’s Journey (Broken Rules), da Áustria
- Necrosphere (Cat Nigiri), do Brasil
- Vignettes (Skeleton Business), da França
- YANKAI’S PEAK (Kenny Sun), dos Estados Unidos
- Aaero (Mad Fellows), da Grã-Bretanha
- Beat the Game (Worm Animation), dos Estados Unidos
- The Deadly Tower of Monsters (ACE Team), do Chile
- ETHEREAL (Nonsense Arts), da Argentina
- Future Unfolding (Spaces of Play UG), da Alemanha
- Guns of Icarus Alliance (Muse Games), dos Estados Unidos
- She Remembered Caterpillars (Jumpsuit Entertainment), da Alemanha
- Death Squared (SMG Studio), da Austrália
- Overcooked (Ghost Town Games), da Grã-Bretanha
- Celeste (Matt Makes Games Inc.), do Brasil
- Nidhogg 2 (Messhof), dos Estados Unidos
- Ultimate Chicken Horse (Clever Endeavor Games), do Canadá
- Necrosphere (Cat Nigiri), do Brasil
- Starlit Archery Club (Rockhead Games), do Brasil