ATRAVÉS DA MINHA JANELA entrega amor, amizade e muita pegação

Desde que a Netflix anunciou a adaptação de A TRAVÉS DE MI VENTANA da Ariana Godoy, procurei saber mais. Em partes porque sou apaixonada por adaptações literárias, e em partes porque o elenco foi amor à primeira vista.

Obviamente que procurei conhecer o livro, que até o momento deste post não foi publicado aqui no Brasil, então fiz a leitura em espanhol mesmo, pelo Kindle e pelo Wattpad… E eu não preciso nem dizer que amei né?

Vieram então as filmagens. Os vídeos dos bastidores mostravam que àquelas cenas mais aguardadas pelos fãs estariam no longa… Mas mais ainda que o elenco escolhido havia captado a essência dos personagens… E isso claramente os aproximava ainda mais do fandom.

Nessa altura eu já estava envolvida em muitos níveis. Foram meses me torturando [risos] atrás de migalhas a fim de alimentar meu lado fã… Em paralelo o medo de me decepcionar residia em algum lugar que preferia não acessar, pois essa possibilidade, não poderia existir.

Vieram os trailers, as imagens, os teasers… E finalmente o momento em que eu pude conferir com meus próprios olhos e tirar minhas próprias conclusões. No play já me emocionei, e o resultado final… Bem, vem conferir!

Em ATRAVÉS DA MINHA JANELA conhecemos Raquel, uma jovem humilde, vizinha de uma família incrivelmente rica. Os Hidalgo possuem três irmãos de personalidades distintas. O mais velho se chama Artemis, o mais novo Apolo e o do meio, que é a obsessão de Raquel, Ares, também conhecido como Deus Grego. Toda essa história começa com a senha de um wi-fi roubada por seu vizinho e uma aposta de que em algum momento ele acabará  se apaixonando por ela, afinal,  “ela é a garota mais interessante que ele já conheceu”; mas na verdade Raquel é muito mais que isso e desperta nele, algo que nunca pensou ser capaz de sentir, o amor.

A Netflix foi muito honesta nesta adaptação. Os leitores verão a história da Ariana ali. Cada detalhe, a essência, as falas, os personagens que idealizou e que passamos meses sonhando… As cenas quentíssimas! Contudo se faz necessário reforçar que é uma adaptação, e posso dizer que as mudanças criativas foram essenciais para honrar não somente os conhecedores da obra original, mas que ganhasse os recém chegados também.

Tudo bem, vai… Confesso que gostaria de ver mais de Marcos e Samy, gostaria de ver a cena do aniversário, gostaria de ver o atrito entre Apolo e Artemis, mas sei que isso talvez não fosse tão bem recebido para os que não leram o livro… gostaria de ver a “decisão de Yoshi”, mas esta poderia trazer uma carga dramática que não conversaria muito bem… Então sim, compreendi a ausência destas cenas.

A problemática criada como fio condutor da trama é completamente clichê, mas o desfecho escolhido, é ideal para trazer não somete a meta linguagem que conversa muito com a essência de Raquel, como também com possibilidades de uma franquia.

O romance de Ariana Godoy é envolvente por si só. Os personagens são muito palpáveis, daqueles que em algum momento da vida você vai cruzar, se já não cruzou. E a narrativa escolhida por Marçal Forés para se contar essa história nos apresenta o casal protagonista sim, mas também os outros irmãos Hidalgo, nos oferecendo um leque de possibilidades e pontas para se contar mais histórias. Será que vem ai? Tô de olho Netlix.

E se você leitor como eu ainda está relutante… Vai, mas vai sem medo e saiba que você vai se emocionar e certamente imaginar como a Ariana se sentiu ao ver seus filhos ganhando vida com tanto carinho e respeito.

Clara Galle e Julio Peña entregam absolutamente tudo. Seus olhares… Não precisa se haver uma fala sequer para que entendamos exatamente o que nos querem dizer. As cenas íntimas são belíssimas e de tirar o fôlego… Natalia, Hugo, Guilhermo, Emilia, Eric são igualmente perfeitos em seus papéis, o grupo exala carisma e se mostram entregues aos seus papéis, de corpo e alma.

O filme já está disponível na Netflix.

LEIA MAIS SOBRE FILMES