Alemão 2 é um retrato de marginalização e violência nas comunidades

Na última quarta-feira (23), aconteceu a coletiva de imprensa de Alemão 2, no Cine Marquise em São Paulo. Além de conferir o filme em primeira mão, tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre essa nova produção do cinema brasileiro, vem saber mais!

Um filme sobre o Brasil atual, “que vive em uma cultura de autoritarismo e violência”, define o diretor José Eduardo Belmonte. Alemão 2, sequência do filme de 2014 estrelado por Caio Blat, chega no final de março com um novo elenco e uma nova história ambientada no Morro do Alemão.

Em Alemão 2, nove anos após os acontecimentos do primeiro filme, o policial civil Machado (Vladimir Brichta) lidera uma perigosa e secreta ação no complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Acompanhado por Ciro (Gabriel Leone) e Freitas (Leandra Leal), o trio entra no complexo à paisana para ir atrás de um grande líder do tráfico de drogas que está escondido no local. 

Sob o comando da delegada Amanda (Aline Borges), o trio sofre uma emboscada que os coloca em perigo iminente. Foragidos dentro do complexo, os policiais precisam se esconder e escolher bem os próximos passos, enquanto são caçados por traficantes. No centro de operações, Amanda tenta ajudá-los a sair com vida no local e voltar à delegacia, enquanto ela também comanda uma investigação para saber o que aconteceu de errado ou quem informou o traficante sobre a ação no Alemão.

Alemão 2, apesar de trazer uma história ficcional, consegue retratar a dura realidade da segurança pública brasileira, mostrando uma polícia ineficiente, sucateada e muitas vezes violenta, moradores inocentes que perdem a vida no fogo cruzado, além da corrupção institucionalizada. Essa realidade se reflete também nos bastidores da produção. Segundo o produtor Rodrigo Teixeira, parte do primeiro longa foi gravado no Complexo do Alemão, o que já não foi possível no segundo filme, devido a violência extrema vivida na região.

Com um nítido aprofundamento nas pautas políticas e sociais, a sequência traz pautas e debates importantes sobre a marginalização e a violência nas comunidades. Nas palavras de Rodrigo Teixeira, produtor do filme, “Alemão 2 é um produto 30 anos mais maduro”. Em coletiva de imprensa, quando perguntado sobre a principal mensagem do filme, Belmonte levanta a questão chave: “quem ganha com a violência?”.

“Quando vi o Alemão 1, tinham questões ali que doeram em mim, mas pensei que seria legal fazer a sequência, porque dava para fazer diferente com relação ao retrato destas questões sociais e raciais. Conseguimos, então, enriquecer o processo ao longo do desenvolvimento e sabíamos que não era só um filme de ação, mas também de denúncia, já que fala da violência policial, uma questão de política pública”, relatou Digão Ribeiro, ator que vive o “Soldado”.

Além de Belmonte na direção, a produção conta com Marton Olympio e Thiago Brito no roteiro e um elenco composto por grandes nomes do cinema nacional, incluindo Vladimir Brichta, Gabriel Leone, Leandra Leal, Aline Borges, Dan Ferreira, Digão Ribeiro e Zezé Motta.

ALEMÃO 2 estreia nos cinemas dia 31 de março. Garanta seu ingresso no app/site da Ingresso.com.

LEIA MAIS SOBRE FILMES

klik88