A Historia do Poker
Tão tradicional que chega a ser clichê: a clássica cena do jogador indo “all-in” e saindo com uma mala de dinheiro contrasta com a mesa no Velho Oeste sendo chutada para cima e dando início a um visceral tiroteio. Estas cenas não são apenas o ensejo para filmes de ação. Ao longo da história, o jogo de poker passou de ser uma distração para marinheiros até virar o trabalho de jogadores profissionais.
- ‘Assassination Nation’ tem cena pós-créditos?
- Sony Pictures fecha novo acordo, desta vez, com a Disney
- SOMBRA E OSSOS: 1ª Temporada melhora o livro e expande o universo criado por Leigh Bardugo
Mas como o jogador de poker evoluiu do chapéu de cowboy até os óculos estilizados? Como o jogo passou de ser jogado nos navios franceses e virou uma febre do online gambling?
Para entender como se forjou um dos principais atrativos dos cassinos virtuais, precisamos revisitar a sua história.
Origens do jogo de poker
A origem deste jogo de cartas é tão incerta e duvidosa quanto a imperscrutável “cara de poker” dos seus melhores jogadores.
Seus relatos mais antigos são da dinastia Song Cháo, na China do século XX, embora suas maiores semelhanças sejam com as do jogo persa As Nas, do século XVI.
Porém, o relato mais parecido que temos com a versão contemporânea do jogo data do século XVII, na França. O nome do jogo vem do termo francês poque, oriundo do alemão pochen, que significa “golpear”. Outra teoria sobre o nome do jogo é relativa ao fato dos marinheiros franceses jogarem para passar o tempo no navio, visto que a palavra poque em francês significa “tempo”.
Fato histórico é que, em 1918, os franceses estabeleceram uma colônia no sul dos Estados Unidos, e a chamaram La Nouvelle-Orléans, mais tarde rebatizada de New Orleans. Quando o país Norte-americano começou a sua expansão ao Oeste, o jogo fluiu ao par das águas do Rio Mississipi.
Com a presença britânica na região, se introduziu ao jogo o baralho inglês e algumas características do jogo bretão de cartas chamado brag, como por exemplo, o blefe. Por isso se diz que o poker tem uma paternidade compartilhada pelos dois países europeus.
Ao longo do tempo e das diferentes regiões estadunidenses, os diferentes tipos de jogo de poker foram se desenvolvendo, como o Stud de 5 cartas, o Texas Hold’em, Omaha, entre outros.
- Quem é o Mandarim, o vilão de Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis?
- Como os 10 Anéis podem ser as novas Joias do Infinito?
- Filmes e séries que chegam em maio na Netflix
Profissionalização de jogadores
No Velho Oeste americano, o que imperava no jogo de poker era a malandragem, a trapaça e a intimidação. Nos dias de hoje, vemos outros tipos de pressão psicológica, mas nada comparado a ter um revólver apontado para você por debaixo de uma mesa.
A profissionalização do jogo começou a chamar atenção quando, em 2003, milhares de pessoas assistiram pela TV o jogador amador Chris “Moneymaker” ganhar U$D 2.5 milhões por vencer o Main Event da WSOP.
Desde então, o poker passou a ser um estilo de vida para algumas pessoas, não apenas pela indumentária, mas também por ser a sua fonte principal de renda.
O jogo na palma da mão
O online gambling trouxe mais segurança e confiança para os jogadores, sejam eles amadores ou profissionais. Seja pelas fichas ganhas na rodada ou por vencer o grande jackpot da noite, o apostador sabe que vai receber o seu dinheiro, apostando desde o conforto da sua casa.
Seja pela afortunada história ou pelos grandes prêmios, o número de jogadores de poker virtual no Brasil não para de crescer. Segundo as últimas estimativas da Confederação Brasileira de Texas Hold’em, já são mais de 7 milhões de brasileiros jogando poker atualmente.
Uma história que começou no Oriente, se desenvolveu na Europa e cresceu no Norte americano. O poker segue mais vivo que nunca, se adaptando aos tempos modernos e sempre pronto para tirar uma carta da manga.