O que é o Dia de Los Muertos?
A história da celebração pelo Dia dos mortos no México é de origem indígena e já existe desde o tempo dos astecas e dos maias.
Caveiras coloridas, festas, lanternas, velas, fotos e máscaras chamativas chamam atenção no dia 2 de novembro, o Dia de Los Muertos (Dia dos Mortos) para os povos de origem mesoamericana.
Originalmente, a comemoração era realizada durante todo o mês de agosto. Quando os colonizadores espanhóis chegaram, ficaram chocados com os rituais pagãos dos povos originários. Assim, alteraram a data comemorativa para o fim de outubro e o início de novembro, de forma a fazê-la ficar mais próxima do Dia de todos os santos e do Dia de finados, celebrados pelo catolicismo nos dias 1º e 2 de novembro, respectivamente.
O Día de los Muertos foi reconhecido, em 2003, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco – a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. É uma das festas mais importantes e populares do México, e sua origem está na mistura de culturas.
LA CATRINA
La Catrina é uma figura bastante icônica na celebração do Día de los muertos. A figura foi inspirada no quadro La Calavera de la Catrina (A caveira da Catrina), de José Guadalupe Posada.
A figura é a representação do esqueleto de uma dama da alta sociedade. Ela usa um vestido elegante e um glamoroso chapéu, típicos da aristocracia mexicana do fim do século XIX e início do século XX.
A criação da obra foi uma crítica social a uma população mexicana mais pobre que, renegando suas origens indígenas, gostava de aparentar um estilo de vida europeu.
La Catrina foi uma de várias caveiras humorísticas criadas para demonstrar que todos são iguais e que as diferenças sociais não têm qualquer relevância diante da morte.
A celebração pelo Dia dos mortos pode durar até 7 dias. A festa costuma começar por volta do dia 26 de outubro e ir até o dia 3 de novembro.
Apesar de a data ser comemorada em todo o país, ela é mais tradicional nos seguintes locais: Aguas Calientes, Cidade do México, Morelos, Oaxaca, e Quintana Roo.
Veja mais conteúdos do nosso canal do Youtube
Acompanhe também conteúdos diários em nossos canais do Youtube, Instagram e Tiktok
Para apoiar nosso trabalho, acesse catarse/crisepanda 😉