Netflix perdeu cerca de 970.000 assinantes, mas por que?
A Netflix anunciou nesta terça (19) que pelo segundo trimestre consecutivo sofreu uma grande baixa de assinantes, cerca de 970.000; e que mesmo assim, ainda era algo esperado pelos acionistas. [Via The Wrap]
A empresa projeta o crescimento de 1 milhão de novos assinantes para o terceiro trimestre de 2022; Além disso, planeja um plano de baixo custo com anúncios para 2023 a priori abrangendo aos EUA e Canadá, onde é esperado a adesão de 4 milhões de novos assinantes.
E mesmo com tantas estratégias para agregar novas assinaturas, é muito verdade que essa perda em massa é de fato assustadora, principalmente para quem vê de fora e não participa ativamente. Contudo, acho válido trazer uma análise aqui que visa -humildemente- enxergar o cenário de uma outra perspectiva.
A Netflix foi a pioneira no que se refere ao serviço de Streaming. Foi fundada em 1997 nos EUA, e a princípio era uma locadora online de mídia física. O assinante alugava, Recebia o DVD em casa e depois devolvia. A partir de 2007 começou a disponibilizar os conteúdos ondemand, expandindo então em 2010 para o Canadá. Sua primeira Web série foi House of Cards, e atualmente a Netflix está presente em 190 países.
Vocês lembram que falei que a Netflix começou como um serviço de locadora? Pois bem, uma locadora funciona de modo a oferecer conteúdo para absolutamente todos os gostos, e é assim que o streaming se mostra ainda hoje.
Mas porque tantas perdas de assinantes?
O primeiro fator que acreditamos ser o motivo dessas perdas de assinantes, certamente é a quantidade de cancelamentos. A Netflix anuncia muitas produções, mensalmente novos conteúdos originais chegam na plataforma, mas outros tantos são cancelados. O que muitos podem não saber é que as outras produtoras cancelam também, a diferença é a visibilidade. Como a Netflix possui uma visibilidade gigante, parece que seus anúncios de cancelamento repercutem muito mais do que das outras, então saibam, que cancelamentos existem e que a Netflix é uma empresa, e que para que um show permaneça ativo, necessita-se de números que façam jus, e recursos que paguem… O que muitas das vezes não acontece. E assim como qualquer outra empresa, o capital precisa girar, e quando não acontece, os encerramentos são necessários. Triste mas real. Sim, até eu já tive minha série queridinha cancelada.
Outro ponto, é que por muito tempo a Netflix permaneceu solitária neste mercado, até as outras empresas perceberem que o negócio era de fato lucrativo e com potencial. Recentemente a concorrência ficou acirrada: Globoplay, Disney+, HBO MAX, Starzplay, Apple TV+, Prime Video… São muitos streamings… No último trimestre, o Disney +, lançado no final de 2019, está em segundo lugar com 137,7 milhões, e a HBO Max totaliza cerca de 101 milhões de assinaturas, o Paramount+ tem 62 milhões de assinantes. E por ai vai!
Agora falando de Brasil, é muito verdade que assinar inúmeros streamings é complexo, no que se refere ao âmbito financeiro; e por mais que nosso país seja significantemente relevante; estamos falando de uma empresa presente em mais de 190 países; inclusive países estes em guerra… O que certamente é outra fonte de diminuição de números.
Só neste texto, listei 3 possíveis motivos dos números da Netflix estarem em declínio, o que não significa seu fim, mas somente um alerta para se reinventar, assim como qualquer empresa consolidada no mercado.
Por quanto tempo os acionistas resistirão? Estou inclinada a dizer que enquanto estiver lhes rendendo muito lucro, afinal -como disse acima- por mais que a Netflix tenha perdido 970.000 assinantes, ainda assim, foi bem menos que a projeção estipulada de mercado [cerca de 2 milhões]; e quando falamos de mercado, sim, a Netflix ainda é uma gigante.
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