Paralelos entre Stranger Things e Watchmen
Quando postamos aqui a lista de referências que encontramos no primeiro volume da quarta temporada de Stranger Things chegamos a mencionar o paralelo existente entre Dr. Manhattan (Watchmen) e Henry/Peter Creel/ Vecna (Stranger Things). Hoje, vamos tenta explicar mais a fundo antes da estreia do Volume 2, que acontece amanhã, na Netflix.
As visões de Vecna -na maioria das vezes- incluem um grande relógio de pêndulo, tal relógio, até agora não teve explicação, mas é possível perceber que o jovem Henry (outrora chamado de Peter) era obcecado pelo mesmo, e que ele se localizava no hall da mansão Creel. Em Watchmen, relógios são diretamente associados ao famigerado Dr. Manhattan.
Relógios estão ligados à história de origem do Doutor Manhattan, quando ele acidentalmente deixou seu relógio de pulso para trás em um laboratório e acabou ficando preso no experimento quando foi buscá-lo.
No sétimo episódio da primeira parte da quarta temporada descobrimos que o Vecna foi o real causador do massacre do laboratório Hawkins e que tudo isso havia sido “apagado” das memórias da Eleven, muito por se tratar de um trauma.
Vimos que Vecna é na verdade Peter/Henry, filho de Victor Creel, este preso acusado de matar toda a sua família em 1959. No entanto, o que a série nos mostra é que a verdade não era bem esta.
Peter/Henry ainda criança, ao se mudar para a nova casa com sua família, se sentiu muito sozinho e logo despertou um fascínio por aranhas, sobretudo viúvas negras. A solidão lhe concedia tempo suficiente para compreender as habilidades que desenvolvera e explorar com os que estavam ao seu redor.
Peter/Henry foi o primeiro objeto de estudo do Dr. Brenner, sendo então o número um.
Ao longo do episódio, é revelado que os pensamentos o corromperam e foi dado como morto. pelo menos era o que todos imaginávamos, inclusive Eleven, que ao revisitar suas memórias, com o intuito de reaver seus poderes, acabou se deparando com este funcionário do laboratório que parecia querer ajudar.
Este funcionário, contou que Brenner mente sobre as coisas, que ele conhecerá Peter/Henry e também a mãe de Eleven e que esta não deveria confiar em tudo que o Dr. Conta.
Ao aceitar a ajuda do funcionário, Eleven retira o chip que o aprisiona e é ai que vemos sua explosão de poder.
Quando ele convida Eleven a segui-lo ela recusa, e ao tentar parar o mal ela acaba abrindo a fenda que conecta nosso mundo ao mundo invertido, e ao adentrar este mundo, Peter acaba sucumbindo e se tornando o monstro que conhecemos, o Vecna.
A cena de transformação de Henry/Peter em Vecna é incrivelmente semelhante a história de origem do flashback do Doutor Manhattan na adaptação de Watchmen de Zack Snyder para os cinemas em 2009, inclusive a música utilizada para o momento.
Além disso, ambos os personagens são apresentados no ano de 1959, ano em que Creel e sua família se mudam para Hawkins, e é o mesmo ano em que o Doutor Manhattan ganha seus poderes.
Quer outra semelhança? Então cata essa: O Dr. Manhattan tem na sua testa o símbolo de um Hidrogênio, cuja a massa atômica é: UM (1). WOW!
E você notou mais algum? Conta pra gente!
Seis meses depois da batalha de Starcourt, que deixou um rastro de terror e destruição em Hawkins, nosso grupo de amigos se separa pela primeira vez – e as turbulências do colégio dificultam ainda mais as coisas. Nesse momento de vulnerabilidade, surge uma nova ameaça sobrenatural ainda mais terrível, trazendo um grande mistério que pode ser a chave para acabar com os horrores do Mundo Invertido.
A Parte 1 da quarta temporada de Stranger Things já está disponível, a segunda chega em 01 de julho, na Netflix!