INSÂNIA: Primeiras impressões sobre a nova série do Star+
No próximo dia 03 de dezembro, chega no Star+ a série nacional INSÂNIA. Desde anunciada, a produção me chamou a atenção por se tratar de um thriller psicológico e melhor, brasileiro!
Tivemos a possibilidade de não somente conferir os dois primeiros episódios, como também conversar com Bella Camero, Rafael Losso, Thomas Aquino e Ravel Cabral que fazem parte do elenco, que nos deram um panorama maior sobre sobre expectativas e personagens da produção.
Contextualizando, a série acompanha a Paula, vivida por Carol Castro. Ela é uma policial científica, e atualmente trabalha no caso de uma possível Serial Killer com traços de canibalismo junto com sua amiga vivida por Rafaella Mandelli.
De início a série nos mostra que Paula parece ter visões ou memórias confusas que a conectam com algum mistério e com alguém que parece ser sua filha Lúcia, vivida por Bella Camero, além de receber ligações silenciosas igualmente sinistras. Coincidência ou não, ao acreditar estar sendo perseguida, Lúcia sofre um acidente e acaba morrendo.
“Eu faço a filha de Rafael e Paula [Rafa e Carol], que sofre um acidente, e ela é amor além do trabalho, e o outro pilar da vida da Paula, então com esse acidente, com essa morte que ela não aceita, não acredita…. acaba sendo internada e a filha meio que vai ser quem vai levar a Paula a tentar entender o que esta acontecendo na cabeça dela e na vida.” – Explica Bella
E de dentro do manicômio, Paula tenta a todo custo desvendar o que aconteceu com Lucia, e é seu amigo Marques que a ajuda, vivido aqui por Ravel Cabral.
“Então, achar a Bella [Lucia]. Essa é a minha missão nessa história…. Ele é um investigador, um desses casca grossa, que estão n força a muitos anos, e que se sente impelido a se envolver cada vez mais nesse mistério a procura da filha da Paula… E ele vai se metendo em um caminho onde ele mesmo não esperava, levando a mistérios assombrosos.” – conclui Ravel Cabral.
Os personagens de Rafael Losso e Thomas ganham mais força ao longo da produção. Rafael como pai de Lúcia tentará, assim como Paula, buscar respostas para o que aconteceu com a filha.
Thomas vive o Jaqueta preta e o mistério desse personagem é um dos pontos chaves da trama.
“… Eu representar um personagem já místico ali… quem é essa pessoa?… que tem aquele olho de vidro… Pra mim foi um grande desafio e eu amei, eu acho que foi um personagem muito diferente do que eu construí em outros trabalhos.” – nos conta Thomas.
“… a gente tem que entender que a série se passa para a gente encontrar a Bella [Lucia]” – Explana Rafael descontraidamente.
Muitos mistérios permeiam a trama de Insânia, mas o sucateamento da saúde brasileira é claramente uma das críticas, mas não a única. E parafraseando o próprio Thomas o que percebemos é que a série tem uma questão de que muitos assuntos abordados, a gente como espectador vai conseguir trazer para nossa realidade e refletir sobre.
“Olha eu acho que essa série é tão profunda , tem assuntos muito profundos… que você vai entendendo pro final da primeira temporada, traumas que a gente carrega nessa história de mundo mesmo. O que eu acho legal dessa série é que cada personagem leva consigo um mistério. O suspense é carregado pelo elenco inteiro… E você fica querendo descobrir.” – Explica Rafael, e a Bella conclui “Mas sim eu acho que esse é um tema também, a maneira como é tratada, como é diminuída, uma pessoa que estaria no manicômio. E as pessoas se sentem no direito de fazer isso não somente com esse grupo específico, mas com outros grupos também.”.
Como a primeira série original brasileira a ser lançada no streaming, todos se mostraram muito gratos, e Rafael fez questão de falar “Eu só tenho a agradecer esse projeto, à Star+, porque foi uma junção de amigos, tão gostosa…Os bastidores da série dizem muito do que vai ser, do que ela reflete… Eu fiquei muito feliz com a possibilidade de fazer um produto diferente, de entrar mais no suspense, coisa que o audiovisual brasileiro ta começando… A gente fez um time que foi se fortalecendo cada vez mais”
Em suma, estes dois primeiros episódios de Insânia foram suficientes para mostrar que o show veio para ficar, e acredito que possivelmente teremos mais temporadas. Uma produção de qualidade ímpar, roteiro igualmente honesto e atuações de tirar o fôlego, com uma trama amarrada e com elementos que os amantes do gênero vão pirar, sem esquecer, claro da crítica que nos trás reflexão.
E ao pedir para definirem insânia, as palavras foram: angustiante, misteriosa e suspensão… E você qual palavra escolheria?
Não perca a estreia de Insânia em 03 de dezembro, só no Star+.
LEIA MAIS SOBRE SÉRIES