O que significa o final de MISSA DA MEIA NOITE?
Missa da Meia-Noite, chegou hoje na Netflix. Criada por Mike Flanagan, acompanha uma série de eventos na Ilha de Crockett, após a chegada de um misterioso padre.
Definitivamente a produção de 7 episódios é uma pedida incrível para os fãs dos clássicos de terror dos anos 80, além de subverter a religião e a fé; ao mesmo tempo que -mais uma vez- Flanagan mergulha de cabeça nas nuances do luto.
No entanto, ao terminarmos, perguntas pairam no ar, e são elas que vim tentar responder à vocês:
O SANGUE DO ANJO
Quando se ingere o sangue do “anjo”, seu sangue pode aquecer, no entanto, você ainda pode sair na luz do dia. Foi assim que o Padre Paul conseguiu realizar tantas missas regulares fora pelo dia. No entanto, se você morrer, após ingerir o sangue do anjo, é quando o sol se torna seu inimigo mortal. É também quando você desenvolve um grande desejo por sangue humano. Uma vez que esse processo também o torna imortal.
Dito isso, vamos para o final da série
ANALISANDO O FINAL
No meio da temporada entendemos que, na verdade, Padre Paul não era um novo sacerdote enviado à ilha, e sim aversão mais jovem do Monsenhor Pruitt.
Enquanto o monsenhor Pruitt estava em peregrinação a Jerusalém, ele não estava mentalmente bem e se perdeu. Ele se refugiou em uma caverna, onde foi atacado por uma criatura alada que sugou seu sangue [ O famigerado “anjo”]. Em vez de matá-lo, a criatura se tornou o monsenhor Pruitt mais jovem. Isso explica por que um pastor mais jovem voltou para a congregação da Ilha Crockett, mas não explica por que o Padre Paul trouxe o “anjo” para casa com ele. Essa dúvida só é explicada no último episódio, intitulado Apocalipse.
Durante uma missa final no episódio 6, o Padre Paul disse aos seus seguidores a sua verdadeira identidade. Ele então levou sua fé um passo adiante, revelando o anjo a eles e oferecendo-lhes seu sangue. Enquanto metade dos membros desabou no chão vomitando sangue, a outra metade olhou com horror entre essas ondas de morte e o provável demônio diante delas. Mas foi Mildred Gunning, a mulher que costumava ter demência, mas recentemente voltou a ser jovem por meio de sangue secreto de anjo, que entrou em ação. Pegando a arma do xerife, ela atirou no anjo, um movimento que fez com que o serviço religioso se transformasse em caos. O anjo agarrou Mildred e saiu voando logo antes da sede de sangue da congregação entrar em ação. Os membros imortais da congregação começaram a atacar os membros humanos, transformando a igreja em um campo de batalha. Um punhado de membros conseguiu escapar, mas isso não mudou o fato de que o caos já estava instaurado.
No episódio final, o Padre Paul se reuniu com Mildred e disse-lhe a verdade. Eles tiveram um romance proibido, que comprometeu o status de Padre Paul como pastor e resultou no nascimento da Dra. Sarah Gunning, a médica cética da ilha. O padre Paul capturou o anjo porque não suportava ver Mildred perder lentamente a cabeça para a demência. Ele queria usar a criatura para dar uma segunda chance à sua pequena família. Essencialmente, ele causou todo esse terror por amor.
Esse toque é a cara de Flanagan!
A paz que o padre Paul desejava não aconteceu. Em vez disso, a fanática religiosa Bev Keane assumiu e ela só piorou as coisas. Convencida de que a chegada do anjo marcou o fim dos tempos, Bev montou seu próprio exército religioso e deu início ao próprio apocalipse acreditando que só os que acreditaram no anjo eram dignos. Qualquer outra pessoa estava sujeita à morte pelo fogo ou a ser comida viva. Os únicos lugares protegidos do fogo que Bev colocou n ilha era a igreja, onde ela planejava se esconder do sol, e a frota de barcos da ilha.
Os sobreviventes não demoraram muito para descobrir o plano de Bev. Em vez de se salvar, eles decidiram fazer todo o possível para manter Bev e o anjo longe do continente. Liderados por Erin, Sarah e o xerife Hassan, eles queimaram várias outras estruturas e afundaram quase todos os barcos. Isso incluiu queimar a igreja, o último esconderijo do sol.
O meu olhar sobre o final é de que Flanagan nos leva à um debate sobre preconceito, trazendo personagens que personificam todos os sentimentos ruins da sociedade.
Ao mesmo tempo Flanagan se utiliza das passagens bíblicas para traçar um
Paralelo da origem vida, e do universo como um todo, causando uma reflexão sobre nossa existência no universo.
A nota final dos fieis louvando me remeteu ao juízo final e o clamor por perdão, enquanto os dois jovens olhando a ilha queimar no fundo, é uma analogia direta a Adão e Eva.
O ANJO MORREU?
Tenho certeza que essa deve ser uma pergunta que paira na sua mente e te pergunto: O FANATISMO MORRE? o Anjo personifica o fanatismo da humanidade, e o fato de Leeza começar a não sentir as suas pernas é um olhar de reflexão, de ate onde ele pode ir.
A história se passa em uma ilha isolada povoada por uma pequena comunidade que já enfrenta algumas cisões internas e se vê ainda mais dividida com a volta de um jovem desafortunado (Zach Gilford) e a chegada de um padre carismático (Hamish Linklater). Logo após esses dois eventos, os habitantes da Ilha Crockett começam a presenciar eventos inexplicáveis, e aparentemente milagrosos, que coincidem com a vinda do padre Paul. Mas será que tamanho fervor religioso não cobrará seu preço?
O elenco é composto por Kate Siegel, Rahul Abburi, Crystal Balint, Matt Biedel, Alex Essoe, Annarah Cymone, Annabeth Gish, Rahul Kohli, Kristin Lehman, Robert Longstreet, Igby Rigney, Samantha Sloyan, Henry Thomas e Michael Trucco.
A minissérie já está disponível na Netflix.
LEIA MAIS SOBRE SÉRIES