Como começar a trabalhar com marketing digital em 2021?
Saber como trabalhar com Marketing Digital é um diferencial importante para as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes.
No caso, o mundo online abre possibilidades de vendas jamais sonhadas. De fato, uma boa parcela da população mundial faz uso da internet. Isso significa que o potencial de vendas é gigantesco!
O Marketing Digital começou no mesmo período que a internet se tornou acessível, ou seja, saiu das universidades e entrou nas residências. No início, as propagandas eram muito mais agressivas do que as que temos hoje, e não havia leis nem ética para o mundo online.
A Web era chamada de “terra de ninguém” — ela ainda é assim, mas em menor gravidade.
Todavia, as ferramentas de Marketing avançaram muito de lá para cá, o que pode se tornar um empecilho para quem quer começar do zero.
Neste post vamos tentar (pelo menos) te guiar por este mundo maravilhoso!
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1. Tenha objetivos ao usar Marketing Digital
O primeiro passo para usufruir do Marketing Digital é saber exatamente quais são seus objetivos. Portanto, nada de metas genéricas como “quero lucrar mais”, mas sim metas que possam ser discriminadas com eficiência.
Uma delas, por exemplo, é aumentar a quantidade de clientes que moram em cidades nos arredores de sua empresa. Viu como é um objetivo específico? Com ele em mente, fica mais fácil trabalhar as estratégias.
Para encontrar suas metas, você deve refletir acerca do momento atual do seu negócio. De onde vem as receitas recorrentes? Será que podemos aumentar esse valor? Existe alguma coisa que pode ajudar a expandir sua empresa, mas que ninguém está vendo?
É assim que empresas especializadas em Marketing Digital, como a Planejador Web, atuam.
2. Entenda o básico sobre Marketing Digital
Agora que você sabe como montar objetivos consistentes, é hora de aprender a usar as ferramentas que vão te ajudar durante a jornada.
Tome cuidado: é muito fácil se perder durante os estudos dentro do Marketing Digital, pois, em resumo, há muito material para ser absorvido.
Uma maneira de evitar esse problema é: assim que acabar de aprender algo novo, implemente-o em sua estratégia digital. Dessa forma você cria as estruturas que vão, em um momento posterior, agir todas juntas para alcançar seus objetivos.
São alguns tópicos importantes:
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3. Defina quem é seu público-ideal
Um conceito-chave que deve dominar — por isso deixamos um tópico separado para ele — é o público-alvo.
O público-alvo representa as pessoas que seu negócio quer atingir, e isso depende dos produtos ofertados pela empresa. Só para exemplificar, o público-alvo de uma empresa de barbeador é composto por homens, entre 20 e 40 anos, e que não gostam de barba.
Além disso, é importante montar uma persona, ou seja, discriminar uma pessoa dentro do público-alvo e defini-la muito bem. Retornando ao exemplo anterior, o João, de 30 anos, engenheiro elétrico, casado e pai de 3 filhos, é uma persona daquele público.
Essas informações devem levar em conta dados coletados diretamente dos clientes. Portanto, evita-se cometer erros grosseiros, os quais são comuns quando apenas usamos nossa imaginação.
4. Monte estratégias nas redes sociais
As redes sociais escondem um potencial de vendas enorme. De fato, é difícil publicar algo lá e não receber ao menos uma visualização. Aliás, quando usadas de maneira certa, podem até automatizar as vendas da empresa.
Existem 3 formas para se ter sucesso nas redes sociais:
5. Produza uma landing page para conquistar leads
Uma landing page (LP) é uma página que visa coletar informações, de forma legalizada, de usuários da internet interessados nos produtos e serviços de sua empresa.
Um lead é uma pessoa interessada em fazer negócios com sua empresa. Em geral, são reconhecidos pelo seu interesse nos produtos da marca e, portanto, costumam entregar informações de maneira espontânea para a empresa.
A informação mais importante acerca de um lead é seu e-mail. Aliás, não esqueça de ler a LGPD antes de requisitar informações para seus leads.
6. Crie conteúdo interessante para seu público
Por fim, uma das características mais interessantes para as empresas são as vendas recorrentes. Isso significa, em parte, que os mesmos clientes fazem compras mais de uma vez.
Para que isso aconteça, uma das estratégias mais fenomenais é a produção de conteúdo interessante para o público-alvo do negócio. Essa produção deve ocorrer nas redes sociais e no blog da empresa — sem abrir mão do SEO.
Este post visa apenas apresentar e dar pequenos toques acerca do Marketing Digital. Agora que você conhece alguns conceitos importantes, com certeza pode dar continuidade a seus estudos!