Quem são as Dora Milaje, as guerreiras de Wakanda?
O terceiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal chegou e trouxe o retorno de alguns rostos conhecidos dos fãs do MCU. Sharon Carter finalmente apareceu e Zemo assumiu de vez a máscara roxa que conhecemos. A dupla não foi a única surpresa no episódio, que terminou de forma surpreendente. Muitos podem não se lembrar, mas a mulher misteriosa que aparece ao final do episódio já apareceu em Pantera Negra. Ela é Ayo, uma guerreira Dora Milaje. O grupo foi introduzido pela primeira vez no filme protagonizado por Chadwick Boseman e sabemos que são elas que auxiliam o Pantera Negra na proteção de Wakanda.
No episódio, Bucky reconhece as esferas de Vibranium de Wakanda e Ayo aparece buscando vingança pela libertação de Zemo. Não podemos esquecer que foi ele que causou a explosão na ONU que matou o Rei T’Chaka.
Mas afinal, quem são as Dora Milaje?
A guarda real de Wakanda é formada apenas por mulheres, de acordo com a tradição. Elas são treinadas em diversos estilos de luta e manipulação de armas, além de serem extremamente leais ao Pantera Negra e sua família. O grupo foi criado pelo Rei Bashenga, fundador de Wakanda e primeiro rei do país. Seu principal objetivo era criar cooperação e diálogo entre tribos rivais, afinal, as Dora Milaje são formadas por mulheres de várias tribos do país.
Elas são encarregadas de fazer a guarda pessoal do rei e contam com armaduras feitas de Vibranium, o metal presente em Wakanda. Em um arco de cenas nos quadrinhos, as guerreiras acusaram o Pantera Negra de traição e quebraram suas lanças em protesto. Logo após, passaram a seguir as ordens da Rainha Shuri.
Dentro da organização das Dora Milaje, existe uma força de ataque formada por apenas algumas guerreiras. O grupo é chamado de Anjos da Meia-Noite.
- San Diego Comic Con anuncia evento presencial ainda em 2021
- Os Irregulares de Baker Street tem potencial, mas se perde
- Marvel pode explorar a bissexualidade de Bucky Barnes
- Vale a pena assistir ‘A semana da minha vida’ na Netflix?
- Vale a pena assistir ‘Na mesma onda’ na Netflix?
- 5x Comédia é um misto perfeito de humor e informação
A vida real
As Dora Milaje foram inspiradas nas Ahosi, guerreiras fons que formavam um dos regimentos militares do Reino do Daomé até o final do século XIX. Elas chegaram a ser chamadas amazonas por observadores ocidentais e historiadores. As Ahosi eram originalmente esposas reais que foram treinadas para proteger o rei. Originalmente, as Dora Milaje também seriam as candidatas a rainha para um rei não casado, mas após um tempo, T’Challa começou a não ver as mulheres com um interesse romântico, mas sim como se fossem suas filhas.
As componentes
O grupo é formado por guerreiras, mas as mais conhecidas são Okoye, uma das primeiras mulheres a se tornar Dora Milaje; Nakia, que era apaixonada por T’Challa e acabou se tornando uma das vilãs do Pantera Negra por ciúmes do Rei; M’yra, que se tornou uma mercenária após perder o braço em uma luta; Aneka, uma guerreira que lutou contra os robôs do Doutor Destino e foi condenada a morte pela mãe de T’Challa mesmo após ter assassinado o líder de um vilarejo molestador de mulheres; Ayo, que ajuda Aneka a fugir da prisão e se torna a única Dora Milaje a defendê-la.
Falcão e o Soldado Invernal é exibido semanalmente no Disney+.