BAD BOYS PARA SEMPRE | O clichê nostálgico de volta ao cinema!
ELES VOLTARAM
Já se passaram mais de vinte anos desde que a franquia Bad Boys chegou ao cinema. Protagonizada por Will Smith e Martin Lawrence, o primeiro filme estreou em uma época onde duplas policias faziam sucesso. São inúmeras as produções envolvendo dois amigos, que defendem seus distintivos enquanto se metem em verdadeiras enrascadas.
Com Bad Boys não foi diferente. Construída sob a amizade e química incríveis entre seus dois protagonistas, o filme único virou franquia e chega com seu terceiro capítulo aos cinemas. E se nos anos 80 produções protagonizadas por dois parceiros completamente diferentes faziam sucesso, reviver o estilo é uma tremenda nostalgia.
A franquia
Bad Boys Para Sempre é o terceiro filme da dupla, que se reúne uma possível ultima vez. Deixando claro o amadurecimento dos personagens desde o começo, o longa não perde sua essência e usa a comédia na dose certa. Diferente de outras produções do gênero, Bad Boys não segue o estilo pastelão, pelo contrário. É um filme de ação, com direito a muita luta, tiroteios e explosões.
Quando a sequência de 95 foi lançada em 2003, o filme foi um verdadeiro sucesso. Os fãs da franquia conseguiram matar a saudade, enquanto acompanhavam o já amadurecimento da história. Agora, em sua missão final, Marcus e Mike chegam para mostrar o porquê de estarem juntos mais uma vez, anos depois.
O filme
Burnett (Lawrence) acaba de ter um neto, que recebe seu nome. Segurá-lo no colo dá ao avô uma nova perspectiva de vida, longe das ruas e da violência escondida nos becos de Miami. Marcus está prestes a se aposentar e só precisa comunicar a decisão a seu parceiro.
A perspectiva de Mike Lowrey (Smith), porém, é diferente. Embora já seja considerado um “cinquentão” dentro da polícia, abandonar o distintivo não está em seus planos. Enquanto tenta convencer o parceiro a não tomar sua decisão, Lowrey sofre um atentado e fica entre a vida e a morte no hospital. Quase perder o melhor amigo traz a Marcus uma nova percepção em relação a amizade e ele promete nunca mais recorrer a violência, caso seu parceiro melhore.
A promessa de Burnett funciona por um tempo, mas assim que Lowrey do hospital, a sede de vingança está estampada em seus olhos. Ele quer descobrir o responsável por quase acabar com sua vida e recorre ao parceiro para uma última missão. Os Bad Boys estão novamente soltos pelas ruas de Miami e não irão sossegar tão facilmente.
Os novatos
Enquanto isso, a polícia acaba de anunciar uma nova equipe, composta apenas de membros jovens. O grupo é liderado pela tenente Rita (Paola Núñez), um caso mal resolvido no passado de Mike. Além dela, a equipe traz ainda a especialista em invasões, Kelly (Vanessa Hudgens), o nerd musculoso que odeia usar a força para resolver seus problemas, Dorn (Alexander Ludwig) e o atirador de elite Rafe (Charles Melton). Mesmo que estejam há pouco tempo juntos, fazem o possível para ajudar a resolver o caso de Mike.
Os grandes vilões são revelados desde o início, sendo apresentados nos minutos iniciais. A vingança está presente em ambos os lados, mas só entendemos o grande plot twist no final do filme. Quando o mesmo é revelado, o que parecia ser um roteiro raso e sem grande complexidade, mostra-se bem pensado e funciona. Bad Boys Para Sempre honra a franquia e entrega algo a mais. É um filme de ação clichê, sem grandes surpresas, mas que agrada.
Bad Boys Para Sempre
Os diretores Adil El Arbi e Bilall Fallah recorrem ao tradicionalismo na hora de desenvolver sua produção. No maior estilo Velozes e Furiosos, temos cenários quentes, com o pôr do sol e a badalada madrugada de Miami. Carros esporte caros e velozes, fazendo barulho pelas ruas, enquanto uma saraivada de balas cruza o céu noturno.
Os clássicos elementos que agradaram os fãs nos dois primeiros filmes estão todos ali. O longa se desenvolve inteiramente sob a relação entre os personagens de Smith e Lawrence. Eles são não apenas o chamariz, como a alma do filme e os responsáveis por anos de sucesso. A química entre a dupla ainda está ali e temos a sensação de estarmos vendo velhos amigos em cena.
Bad Boys Para Sempre é um filme nostálgico, que chega para trazer uma última missão a icônica dupla. A inserção do elenco mais jovem pode significar uma passagem do bastão, mas fica a dúvida: funcionaria sem os bad boys originais? Caso seja o último da franquia, o filme encerra bem a história iniciada em 95. Caso não seja, aguardemos cenas dos próximos capítulos.
Bad Boys Para Sempre está em exibição nos cinemas.