[Review] Arquivo X – O Vidente | ep13 temp01 * 195 dias – Oh Zotto!
Dana Scully passa a Véspera de Natal com seus pais, William e Margaret Scully. Depois deles irem embora, ela adormece no sofá. Mais tarde, ela acorda e vê seu pai sentado na frente dela, falando silenciosamente. O telefone toca e ela atende – a chamada é da sua mãe, que diz que William morreu de um infarto. Ela olha a sala, mas a visão do seu pai desapareceu.
Enquanto isso, um jovem casal é sequestrado de seu carro estacionado por um homem vestido de policial. Dias depois, Scully e seu parceiro Fox Mulder discutem o caso. Mulder diz que o caso é semelhante a outro, e há motivos para crer que os dois jovens serão mortos em questão de dias. Ele também conta que Luther Lee Boggs, um assassino que ele ajudou a prender anos antes, afirma ter tido revelações sobrenaturais sobre o sequestro e ofereceu-se para ajudar a polícia em troca da anulação de sua sentença de morte. Mulder dúvida das afirmações de Boggs.
Mais tarde, os agentes visitam Boggs na prisão, onde ele faz uma grande revelação sobre o casal sequestrado baseado em uma “evidência” que é na verdade um rasgo da camiseta de Mulder. Satisfeitos, eles preparam-se para ir embora. Scully olha para Boggs e tem outra visão de seu pai, falando com ela e cantando “Beyond the Sea”, a música que estava tocando em seu funeral. Ela não conta isso a Mulder, e os dois discutem a possibilidade de Boggs ter orquestrado o sequestro com um parceiro para escapar da execução. Na esperança de enganar Boggs e fazê-lo contatar seu cúmplice, Mulder manda um jornal falso ser entregue a ele noticiando que o casal foi encontrado. Ele não cai na armadilha, mas dá aos agentes vagas pistas sobre o caso. Scully, através dessas pistas, encontra um armazém onde o casal estava sendo mantido em cativeiro, e mais tarde leva Mulder e outros agentes para um ancoradouro onde o sequestrador está com os dois jovens. A garota é resgatada, mas o sequestrador atira em Mulder e foge com o garoto.
Convencido do envolvimento de Boggs no caso, o diretor da prisão descarta quaisquer tipos de clemência. Boggs conversa com Scully novamente, afirmando poder contatar William. Ele se oferece para lhe passar uma última mensagem dele se ela comparecer a execução. Boggs também lhe dá informações sobre o novo cativeiro do sequestrador, avisando para ela ficar longe do “diabo”. Scully leva consigo vários agentes para o lugar, uma cervejaria, conseguindo libertar o garoto. Scully persegue o sequestrador, porém pára quando ele corre por um pórtico na frente do símbolo da cervejaria: um malicioso diabo. O pórtico cede e o sequestrador cai para sua morte. Tudo fica muito mais misterioso, mas agora é com vocês.
Morgan e Wong lutaram muito para ter o ator Brad Dourif interpretando o papel de Luther Lee Boggs, mesmo apesar dos altos custos de sua contratação. Chris Carter, criador e produtor executivo da série, ligou para Peter Roth, presidente da 20th Century Fox, durante um jantar de Ação de Graças e o convenceu a deixá-los contratar Dourif. O ator recebeu a oferta para aparecer no episódio com apenas quatro dias de preparação. Ele primeiramente recusou a oferta até que os produtores lhe deram uma semana a mais para se preparar.
Curtiu? Comenta ae!!