Uma aula de história e excelente elenco em Os 7 de Chicago

Os 7 de Chicago está entre os lançamentos da semana da Netflix. Em mais uma tentativa do streaming em engrenar de vez no ramo de filmes de qualidade, com possíveis indicações a premiações internacionais, o streaming traz uma história pouco conhecida pelo público em geral. Os 7 de Chicago, filme baseado em uma história real, tem sua trama toda inspirada em acontecimentos que aconteceram nos anos 60 nos Estados Unidos, um período marcado pela repressão, pelo racismo e por guerras.

O roteiro do filme tem como cenário os protestos que surgiram nos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã. O que começou com convocações simplórias logo levou milhares de homens norte-americanos a missões suicidas em territórios vietnamita. Mães perderam seus filhos, esposas perderam os maridos e famílias inteiras foram destroçadas mediante o não retorno dos soldados após serem mortos na guerra. Nesse cenário, parte da população norte-americana começou a ir as ruas protestas e clamar pelo fim da guerra, o que obviamente não foi visto com bons olhos pelo governo.

O Filme

Os 7 de Chicago diz respeito a um grupo formado e liderado por 7 homens, que tentaram mobilizar a população da cidade contra o partido Democrata em 1968. Manifestações foram feitas e confrontos gigantescos entre a população e a polícia degringolaram. Embora 16 pessoas tenham sido indiciadas no processo, os nomes de Jerry Rubin, Abbie Hoffman, Tom Hayden, Bobby Seale, Rennie Davis, David Dellinger, Lee Weiner e John Froines. Bobby Seale não estava no grupo envolvido, mas foi erroneamente julgado e condenado simplesmente pela cor de sua pele. Seu julgamento acontececu simultaneamente ao dos ”7 de Chicago”.

É provável que qualquer telespectador diferente de um historiador ou alguém muito interessado na história dos Estados Unidos iria ouvir algum dos nomes mencionados acima. A produção da Netflix consegue não apenas dar uma aula de história, como a faz com maestria. Desde os primeiros minutos ficamos apreensivos para saber o que irá acontecer ao final, mesmo que todo o conteúdo histórico esteja disponível em uma simples pesquisa na internet. Assistir pelo ponto de vista do público, com os personagens sendo vividos por rostos conhecidos de Hollywood, é fundamental para entendermos o que aconteceu ali, nas quatro paredes de um tribunal.

Os 7 de Chicago

Os protestos organizados pelo grupo tiveram um início pacífico, algo parecido com o que vimos em produções e vídeos de manifestações hippies nos anos 60/70. Inicialmente, os manifestantes buscavam se reunir em frente a Convenção Nacional do Partido Democrata, mas a abordagem da polícia perante o grupo resultou em uma verdadeira guerra interna, envolvendo até mesmo a Guarda Nacional dos Estados Unidos. Pessoas foram machucadas, outras torturadas e o resultado foi a apreensão dos líderes responsáveis pelos protestos.

O filme segue o julgamento dos protagonistas, que durou mais de 100 dias e culminou na prisão dos 7 líderes. Ao longo das cenas, que conseguem seguir um mesmo ritmo sem deixar a produção cansativa ao longo dos 130 minutos de duração, conhecemos um pouco de cada personagem, de ambos os lados da moeda. Os principais responsáveis pela continuidade da trama, além de um roteiro muito bem estruturado, são os nomes por trás do elenco, que entregam uma atuação genial.

Além dos nomes de Sacha Baron Cohen e Eddie Redmayne, os maiores destaques, não há como deixar de mencionar os advogados. Joseph Gordon-Levitt vive Richard Schultz, advogado do governo norte-americano, que enfrenta uma briga interna entre seu emprego e seus princípios éticos. Ele sabe que está do lado dos vilões, mas precisa exercer a profissão. Mark Rylance é William Kunstler, o advogado do grupo e também o responsável pelo julgamento extenso, sempre defendendo seus clientes com veemência. Por fim, Frank Langella é o juiz do caso e provavelmente o personagem mais desprezível do filme.

Os 7 de Chicago é não apenas um excelente filme sobre história, mas o faz de forma a deixar o público entretido a todo momento. Um grande acerto da Netflix e certamente um de seus maiores destaques.

O filme chega a Netflix no próximo dia 16. 

LEIA MAIS SOBRE FILMES